Call us now:
Empresas lideradas por mulheres – No intuito de fortalecer o empreendedorismo feminino brasileiro no mercado internacional, surge uma nova oportunidade para mulheres empreendedoras interessadas em expandir suas atividades exportadoras. É o programa ‘Elas Exportam’, fruto de uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Segundo informações dos organizadores o objetivo é capacitar e apoiar mulheres empreendedoras, oferecendo uma mentoria valiosa e totalmente gratuita.
Por meio dessa iniciativa, as participantes terão acesso a orientações especializadas e direcionadas, que visam não somente expandir seus negócios, mas também aprimorar suas habilidades e conhecimentos sobre o mercado internacional.
Como funcionará o “Elas Exportam” para empresas lideradas por mulheres
Com duração de seis meses, o programa buscará promover a troca de experiências entre empresárias já estabelecidas no comércio exterior e aquelas mulheres que desejam iniciar suas jornadas internacionais.
Além das mentorias individuais e coletivas, o ‘Elas Exportam’ também proporcionará oficinas, seminários e treinamento de oratória.
Nesse sentido, o intuito é de desenvolver as competências e habilidades essenciais para o sucesso das atividades exportadoras.
As empresas brasileiras lideradas por mulheres que desejarem se inscrever para receber a mentoria, terão até o próximo dia 21 de julho. Para tanto, basta clicar aqui.
As empresárias responsáveis pela mentoria
Após um processo de inscrição bem-sucedido, um total de 169 empresárias mostraram interesse em atuar como mentoras.
Desse grupo, aproximadamente 45 candidatas foram pré-selecionadas, e, com base nessa primeira etapa de seleção, 20 mentoras foram escolhidas para participar do primeiro ciclo do projeto.
É importante ressaltar que a seleção final ocorrerá após a segunda fase, quando as empresas interessadas em receber mentoria fizerem suas inscrições.
O objetivo é criar uma combinação ideal, considerando fatores como setor de atuação, região geográfica, porte empresarial e mercado de atuação.
Nesse sentido, o programa inicial contará com 20 empresárias experientes na área de exportação, que estarão oferecendo mentoria a 20 empresas lideradas por mulheres com interesse em ingressar no mercado de exportação.
Necessidade de maior representatividade
Os números atuais revelam a necessidade de maior representatividade feminina no âmbito empresarial.
Menos de 10% das empresas apoiadas pela ApexBrasil possuem mulheres no topo de suas lideranças, e apenas 14% das empresas brasileiras exportadoras possuem predominância feminina nos quadros societários, conforme dados do MDIC.
O programa ‘Elas Exportam’ visa transformar essa realidade, impulsionando a participação de empresas lideradas por mulheres no competitivo mercado internacional.