Empresas podem ligar para fazer cobranças? Entenda como evitar ligações sem noção

26/12/2022

0
FavoritarFavoritar artigo0

Todos sabem que quando há um débito, empesas podem ligar para fazer cobranças aos seus clientes. Mas é permitido? Entenda.

Publicidade

Todos sabem que quando há um débito, empesas podem ligar para fazer cobranças aos seus clientes. Essa prática é comum por parte de credores que buscam cobrar dívidas nos mais variados momentos. Mas como fazer para evitar as ligações que ocorrem de forma excessiva? É o que falaremos aqui no Guia do Ex-Negativado.

Empresas podem mesmo ligar para fazer cobranças?

Sim. As leis brasileiras não impedem a realização das ligações por si só, tendo em vista que se a dívida, de fato, existe, ela precisa ser quitada pelo devedor.

Apesar de ser um direito do credor buscar uma satisfação por parte do consumidor que contraiu o débito, os contatos passam a ser considerados abusivos quando ocorrem em horários inapropriados ou de forma acumulada em curto período de tempo.

Ou seja, quando ocorre sem critério de horário, a ação pode ser vista como um comportamento abusivo. Isso porque, muitas vezes, em um só dia são dezenas de ligações realizadas, com números diferentes, mas com o mesmo propósito.

Quando as ligações de empresas se tornam excessivas?

O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 71, esclarece que um dos pontos proibidos é o de interferir no trabalho, descanso ou lazer do consumidor, assim como também não permite causar constrangimento ao devedor.

“É proibido utilizar, na cobrança de dívidas, de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações falsas incorretas ou enganosas ou de qualquer outro procedimento que exponha o consumidor, injustificadamente, a ridículo ou interfira com seu trabalho, descanso ou lazer”.

Como evitar ligações excessivas de empresas?

Uma possibilidade para reduzir o número de ligações é o cadastro na plataforma “Não me Pertube”.

Trata-se de um site que permite de maneira gratuita bloquear algumas ligações feitas por prestadoras de serviços em telecomunicações e instituições financeiras.

Você pode conferir como realizar uma denúncia e retirar seu número da lista das empresas aqui.

Outra possibilidade é acessar o site do Procon da sua região e criar um bloqueio do telemarketing para o seu número de celular.

Quer receber mais notícias em primeira mão?

Entre para o grupo VIP do Guia do Ex-Negativado e receba dicas para melhorar sua relação com o dinheiro. Tenha ainda novidades, promoções e muito mais!

Clique aqui e acesse gratuitamente o nosso grupo VIP no WhatsApp!

Avatar de Victor Freitas

Jornalista com especialização em “técnicas de SEO”, pela Universidade Rock Content; também com cursos concluídos na área de economia e finanças na FGV, como os seguintes: “Como fazer Investimentos 1 e 2”, “Como gastar conscientemente” e “Como organizar o orçamento familiar”. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Contato profissional: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça