Como denunciar excesso de ligações de cobrança? Aprenda agir e livre-se do incômodo

09/11/2022

0
FavoritarFavoritar artigo0

Ao denunciar excesso de ligações de cobrança você exerce seu direito como consumidor e evita abusos dos credores. Veja o que fazer.

Publicidade

Denunciar excesso de ligações de cobrança – Seu telefone não para de tocar em razão de contas atrasadas? Pois saiba que é possível denunciar excesso de ligações de cobrança. Afinal, ele é visto como um comportamento abusivo por parte das empresas.

Ainda que os credores tenham o direito de cobrarem os valores que tenham em haver, eles não podem constranger os consumidores. Igualmente, não podem atrapalhar a vida social ou profissional deles.

Para saber o que fazer diante das ligações constantes de cobranças de dívidas, continue lendo. O Guia do Ex-Negativado ensina você a se proteger.

Como denunciar o excesso de ligações de cobrança?

Quem for vítima de ligações excessivas por parte de cobradores pode denunciá-los aos órgãos de proteção do consumidor no Brasil.

Primeiramente, é possível fazer a denúncia no Consumidor.Gov, que corresponde a uma plataforma que coloca o consumidor e a empresa em contato.

Nesse caso, então, não se trata de um processo administrativo, mas apenas da tratativa para resolução do conflito.

Outra forma de denunciar o excesso de ligações de cobrança é indo até o Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) do seu estado.

Lá, apresente informações sobre as ligações abusivas. Caso possível, tenha em mãos imagens que demonstrem as ligações constantes, assim como protocolos de atendimento.

Por fim, também é possível que o consumidor denuncie as ligações de cobrança abusivas diretamente à Justiça. Nessa hipótese, o melhor caminho é uma ação de danos morais no JEC (Juizado Especial Cível).

Negociação também é solução

Para evitar as ligações de cobrança em excesso você também pode buscar o credor para negociar as dívidas. Com isso, pode cessar os incômodos, bem como trabalhar em favor do nome limpo.

Nessa hipótese, busque o credor e negocie. Contudo, lembre-se de apenas aceitar condições que você realmente possa cumprir. Depois, anote o número do protocolo de negociação.

Não me perturbe atua em favor do consumidor, mas não impede cobranças

O Não Me Perturbe corresponde a um serviço da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) que visa proteger o consumidor de ligações constantes.

Contudo, ele não impede o excesso de ligações de cobrança. Afinal, ele corresponde a um bloqueador contra ligações de telemarketing, apenas.

Desse modo, saiba que sua inscrição nesse programa pode melhorar, sim, seu dia a dia, ao evitar as ligações de vendas e oferecimento de produtos.

Entretanto, isso não servirá para evitar ligações de cobrança em excesso.

Para se cadastrar no programa que impede as ligações de telemarketing basta acessar o site. Depois, clique em “Cadastrar” e siga as informações em tela.

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça