Empréstimo com cartão de crédito: vale a pena? É seguro? Veja os cuidados a tomar

O empréstimo com cartão de crédito é uma alternativa voltada para consumidores que não conseguem dinheiro emprestado junto a bancos e que, na maioria dos casos, necessitam de dinheiro com urgência. Mas será que vale a pena? E é seguro? Confira aqui no Guia do Ex-Negativado.

A procura por crédito no mercado costuma ser grande em qualquer momento, mas é ainda maior quando se existe um número recorde de consumidores inadimplentes no país.

Segundo a Serasa, são quase 70 milhões de brasileiros com pelo menos uma dívida negativada neste momento, o que acaba por resultado em uma busca por formas alternativas de conseguir crédito na praça, já que consumidores com nome sujo não têm acesso a empréstimo em bancos.

Como funciona o empréstimo com cartão de crédito?

Em geral, essa modalidade de empréstimo é oferecida por empresas que concedem dinheiro através do pagamento via cartão de crédito por parte do cliente.

Por exemplo, o consumidor solicita um empréstimo de R$ 1.000,00.

Para receber esse valor à vista, fará um parcelamento com o seu cartão de crédito, pagando os juros que forem cobrados.

Na prática, funciona como se fosse uma compra com o eu cartão de crédito e o produto é justamente o dinheiro que está sendo contratado como empréstimo, com o valor das parcelas indo direto para a sua fatura mensal.

Empréstimo com cartão de crédito: vale a pena? É seguro? Veja os cuidados a tomar
Empréstimo com cartão de crédito: vale a pena? É seguro? Veja os cuidados a tomar (Foto: Canva)

Quem tem nome sujo pode contratar?

Sim. E é nesse ponto que também se deve tomar cuidado.

A maioria das empresas oferecem até o limite inteiro do cartão de crédito como empréstimo. Mas não se trata de um benefício oferecido a você como consumidor.

Isso porque, ao realizar a transação com o seu cartão de crédito, e receber o dinheiro do empréstimo, a dívida passará a ser exclusivamente com a empresa emissora do cartão.

Ou seja, quem fez o empréstimo não corre nenhum risco de calote. Por essa razão, não há restrição de consumidores com nome sujo ou score baixo.

É seguro?

A segurança depende da empresa com a qual estiver negociando o empréstimo. Sendo assim, a operação será segura se a empresa for confiável.

Vale a pena contratar empréstimo com cartão de crédito?

Como destacado anteriormente, vale mais a pena para quem empresta do que para quem consegue o empréstimo, pois fica com uma dívida que pode cair no crédito rotativo do cartão e se tornar uma bola de neve com juros de até 300% ao ano.

Portanto, é mais recomendável buscar outras formas alternativas de crédito, como por exemplo um empréstimo com garantia de celular ou empréstimo na conta de luz, que garantem juros menores, caso não possua acesso a consignado.

Quer mais informações?

Entre para o grupo VIP do Guia do Ex-Negativado e receba dicas para melhorar sua relação com o dinheiro. Tenha ainda novidades, promoções e muito mais!

Clique aqui e acesse gratuitamente o nosso grupo VIP no WhatsApp!

Deixe um comentário