Empréstimo com garantia de imóvel: entenda o Home Equity e os riscos envolvidos

O empréstimo com garanta de imóvel, também conhecido como Home Equity, é uma das opções de crédito que são disponibilizadas por instituições financeiras brasileiras para quem está buscando conseguir dinheiro emprestado em um banco. Como funciona? É o que vamos ver no Guia do Ex-Negativado.

Empréstimo com garantia de imóvel é confiável?

Sim, desde que faça com bancos confiáveis e que atuam de forma segura.

É possível realizar um Home Equity em dezenas de bancos brasileiros. Os mais indicados, certamente, são os mais populares do mercado, pois já possuem uma enorme base de clientes e credibilidade conquistada pelas operações de crédito já realizadas.

Bancos como Itaú, Bradesco, Caixa, Banco do Brasil, Santander e Inter, por exemplo, oferecem essa possibilidade, além de vários outros.

Como funciona o Home Equity?

Assim como explicado anteriormente, Home Equity significa o mesmo que empréstimo com garantia de imóvel.

Representa um contrato de empréstimo no qual o cliente coloca um bem imóvel como garantia de que arcará com todas as parcelas que foram contratadas.

Por contar com uma garantia de peso, as taxas de juros costumam ser relativamente mais baixas em comparação com modalidades tradicionais de empréstimo.

Por exemplo, o Banco Inter promete taxas de 0,90% ao mês + IPCA ou 1,5% ao mês. O Itaú, em contrapartida, garante uma taxa média de 1,56% ao mês.

É mais barato até que o consignado, cuja taxa média é de 2,85% ao mês.

Em comparação, um empréstimo pessoal nos bancos tem taxa a partir de 6,46% ao mês.

Caso haja calote, o banco sinalizará ao cliente a necessidade de quitar os débitos e regularizar sua situação junto ao contrato.

Em último caso, poderá, sim, ativar uma das cláusulas do contrato e até tomar o imóvel. Porém, não é nada simples de ocorrer e só acontece quando a inadimplência é longa e o cliente não demonstra intenção de quitá-la, com a situação parando na Justiça.

Como fazer um empréstimo com garantia de imóvel?

O processo de contratação através dessa modalidade ocorre dessa forma:

O primeiro passo pode ser feito tanto em uma agência como no aplicativo do banco escolhido e segue esse procedimento:

  • Faça uma simulação de empréstimo, inserindo valor que deseja contratar, condições como prazo e data de pagamento das parcelas, e informe também os dados do seu imóvel;
  • Caso esteja realizando o procedimento via aplicativo, envie arquivos cos documentos pessoais e do imóvel para o banco, e aguarde pela análise de crédito;
  • Com aprovação na solicitação, um engenheiro parceiro do banco em questão fará uma visita ao imóvel para checar valor e condições do bem que será posto como garantia;
  • Estando tudo em ordem, a liberação do crédito costuma acontecer em até três dias úteis após a validação da documentação.

Vale a pena fazer um Home Equity?

De certa maneira sim, porque as taxas são bem menores do que as do empréstimo pessoal.

Porém, só vale a pena desde que tenha planejamento financeiro que lhe dê a certeza de que conseguirá arcar com todas as parcelas combinadas no contrato, para não sofrer com problemas no futuro.

Como todo empréstimo a ser feito é fundamental o planejamento. Neste caso, em específico, mais ainda, pois em jogo estará seu imóvel. Não arcando com o pagamento, corre-se o risco de perdê-lo.

Deixe um comentário

plugins premium WordPress