Empréstimo com garantia de motocicleta: existe opção para negativado?

25/03/2024

0
FavoritarFavoritar artigo0

Empréstimo com garantia de motocicleta para negativado existe? Conheça as opções do mercado e veja se vale a pena usar sua moto.

Publicidade

Empréstimo com garantia de moto de motocicleta tem opção para negativado? Apesar da alta procura por empréstimo no mercado, os bancos mantêm a rigidez no momento de aceitar uma solicitação de crédito feita por seus clientes.

O grande motivo está na também alta taxa de inadimplência de consumidores com contrato de crédito no país, sendo este, por sua vez, um dos maiores causadores de negativações, segundo afirma a própria Serasa Experian.

As dificuldades de obter aprovação de bancos são ainda maiores quando o consumidor já possui score baixo na Serasa ou até mesmo já está negativado.

Dessa forma, as modalidades de crédito alternativo e, principalmente, os empréstimos com garantia de um bem móvel, como carro e moto, ou imóvel se tornam opções viáveis para quem precisa de dinheiro com urgência, em especial quando se já está com nome sujo.

Empréstimo com garantia de motocicleta: negativado tem vez se usar sua moto?

Sim! O empréstimo com garantia de motocicleta é uma das opções viáveis para quem tem score baixo ou está negativado em órgãos de proteção ao crédito.

É que essa modalidade de crédito costuma oferecer taxas de juros mais baixas e uma probabilidade maior de receber aprovação no pedido, justamente por ter empenhado um bem como garantia de pagamento, reduzindo as chances de inadimplência.

Vale destacar que essa opção é voltada para todos os públicos, não só negativados.

Saiba mais: Empréstimo com garantia de veículo: entenda o que precisa antes de contratar

Como funciona empréstimo com garantia de motocicleta?

Um empréstimo com garantia de motocicleta funciona como qualquer outro do mercado. O diferencial é que o seu bem móvel estará colocado como garantia e poderá, sim, ser tomado caso as parcelas não sejam devidamente quitadas.

Para ter chance de aprovação, os critérios são esses:

  • Ter uma moto quitada no CPF de quem solicita o empréstimo;
  • Não possuir multas e ter pagamento de impostos também em dia;
  • Ter no máximo até cinco anos de uso;
  • A moto não estar alienada a outro contrato de empréstimo ou financiamento.

Com o empréstimo, o consumidor segue usando a sua moto normalmente, mas o bem fica alienado ao banco com o qual assinou o contrato de empréstimo, até que as parcelas sejam quitadas integralmente.

Quais bancos fazem empréstimo com garantia de moto para negativado?

São várias as instituições financeiras que fazem oferta de empréstimo com garantia de moto para negativado, com até 60 meses para pagamento.

Banco Santander, Banco BV e Banco Pan e as financeiras EasyCrédito, Empréstimo Sim, Creditas e Bom para Crédito aparecem entre as empresas em destaque nesse segmento.

Vale a pena fazer empréstimo com garantia de moto?

Como todo contrato de empréstimo, há de se levar em consideração os prós e os contras.

Pode valer a pena para quem precisa do dinheiro com urgência e tem a certeza de que poderá arcar com as parcelas nos meses, ou até anos, seguintes.

O empréstimo com garantia de moto que pode contemplar até negativado, é uma opção financeira atrativa para quem busca taxas de juros mais baixas e uma maior probabilidade de aprovação.

Como sinalizamos antes, ao oferecer o bem como garantia de pagamento os credores têm uma garantia adicional de que o empréstimo será reembolsado, o que reduz significativamente o risco de inadimplência.

Essa redução do risco se reflete em taxas de juros mais favoráveis, tornando o empréstimo mais acessível e econômico.

Além das vantagens financeiras, o empréstimo com garantia também oferece benefícios adicionais, como a possibilidade de obter quantias maiores de dinheiro emprestado (dependendo, claro, do valor do bem) e prazos de pagamento mais longos.

No entanto, vale ressaltar que pode significar uma dívida ainda maior no futuro caso faça um empréstimo sem ter condições de quitar as parcelas; o que geraria um efeito bola de neve, contribuindo, assim, para o risco maior, que seria de perder a moto para o banco.

Portanto, é fundamental ter cautela antes de partir para um contrato desse tipo com qualquer banco que seja.

Avaliar corretamente todos os cenários é o mais recomendado antes de tomar qualquer decisão.

Saiba também: Banco Pan e empréstimo com garantia de veículo: como contratar pelo app

Avatar de Victor Freitas

Jornalista com especialização em “técnicas de SEO”, pela Universidade Rock Content; também com cursos concluídos na área de economia e finanças na FGV, como os seguintes: “Como fazer Investimentos 1 e 2”, “Como gastar conscientemente” e “Como organizar o orçamento familiar”. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Contato profissional: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça