Empréstimo com garantia de veículo: como funciona? É vantajoso? Confira os detalhes

28/11/2022

0
FavoritarFavoritar artigo0

O mercado financeiro brasileiro possui inúmeras opções para consumidores. Uma delas é o empréstimo com garantia de veículo.

Publicidade

Empréstimo com garantia de veículo – O mercado financeiro brasileiro possui inúmeras opções para consumidores que estão em busca de crédito. Uma delas é o empréstimo com garantia de veículo. Mas, como funciona? Será que é vantajoso? Corre risco de perder o carro? Entenda todos os detalhes neste post do Guia do Ex-Negativado.

É constante a busca por empréstimo por parte de uma grande parcela dos consumidores brasileiros, sobretudo em um momento em que existem mais de 67 milhões de pessoas endividadas no país, segundo dados do SPC e da Serasa.

Na maioria dos casos, entretanto, há dificuldades para conseguir o tão desejado valor emprestado justamente pela falta de credibilidade junto às instituições financeiras.

Para isso, oferecer um bem como prova de que cumprirá com o pagamento pode significar mais chances de acesso ao tão desejado crédito.

Empréstimo com garantia de veículo: como funciona?

O empréstimo que utiliza um veículo como garantia também é chamado de “refinanciamento de veículo”.

Essa modalidade de crédito consiste em utilizar o seu bem automóvel como garantia de que irá arcar com todas as parcelas do contrato firmado até o fim.

Nesse caso, o bem fica alienado ao banco durante o pagamento das parcelas. Mas, na prática, não mudará nada para o dono do veículo no que diz respeito ao uso do veículo no dia-a-dia.

Quais as vantagens do empréstimo com garantia de veículo?

Uma das principais vantagens é que a garantia facilita o acesso a crédito por parte da maioria dos consumidores, inclusive por parte de quem está negativado.

Dessa forma, haverá mais facilidade para ser aprovado ao solicitar um empréstimo.

Além disso, ter a garantia de um veículo permite aos bancos oferecerem taxas mais baixas.

Posso perder o carro se atrasar parcelas do empréstimo?

Sim, mas não é algo imediato e nem tão simples de acontecer. Não é o atraso de uma parcela que determinará como calote.

Os trâmites para a tomada de um bem colocado como garantia só são iniciados pela instituição financeira quando várias parcelas são atrasadas pelo contratante.

O dono do veículo, que contratou o empréstimo, fica a par de todo o processo e recebe todas as informações enviadas pelo banco, como forma de cobrança para pagar as parcelas atrasadas e evitar um problema muito maior.

Entre para o grupo VIP do Guia do Ex-Negativado e receba dicas para melhorar sua relação com o dinheiro. Tenha ainda novidades, promoções e muito mais!

Clique aqui e acesse gratuitamente o nosso grupo VIP no WhatsApp!

Avatar de Victor Freitas

Jornalista com especialização em “técnicas de SEO”, pela Universidade Rock Content; também com cursos concluídos na área de economia e finanças na FGV, como os seguintes: “Como fazer Investimentos 1 e 2”, “Como gastar conscientemente” e “Como organizar o orçamento familiar”. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Contato profissional: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça