Empréstimo consignado Bolsa Família: saiba valores, regras e onde contratar

Empréstimo consignado Bolsa Família – Tema que costuma levantar dúvidas entre os cidadãos, o empréstimo vinculado ao programa social do governo federal continua em vigência, apesar de ter tido suas regras alteradas em 2023.

Neste texto vamos esclarecer como funciona e quais são as informações mais atualizadas sobre o assunto.

Empréstimo consignado do Auxílio Brasil continua após mudança para Bolsa Família

Lançado pelo governo Jair Bolsonaro (PL), em 2022, o então empréstimo do Auxílio Brasil permitia comprometer até 40% do pagamento mensal do benefício para o pagamento de parcelas em um contrato que poderia ser de até 24 meses.

A partir da chegada de Lula (PT) para o seu terceiro mandato na presidência da República, novas regras foram adotadas principalmente com o foco em reduzir o valor que pode ser comprometido para custear parcelas do empréstimo.

Portanto, o empréstimo consignado do Bolsa Família segue vigente, mas e quais são os valores? O Guia do Ex-Negativado te mostra todos os detalhes abaixo!

Empréstimo consignado Bolsa Família: quais são os valores e as novas regras?

Em Portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), foram definidas as novas regras do empréstimo consignado Bolsa Família em 2023.

A principal alteração está na redução do limite do benefício que pode ser comprometido para pagamento de parcelas.

Antes, era possível usar até 40% do benefício para pagar parcelas. Agora, o texto fixa em 5% o limite para desconto do benefício.

Além disso, o empréstimo não pode superar seis parcelas sucessivas.

Ou seja, só é possível contratar um empréstimo por vez. Caso precise, ou deseje contratar novamente, só será possível após os seis meses.

Por outro lado, a taxa de juros também foi reduzida, de 3,45% ao mês para 2,5% ao mês.

Levando em consideração as novas regras, o valor máximo do empréstimo é de R$ 180 a cada seis meses, podendo ser renovado.

Quem pode contratar o empréstimo consignado Bolsa Família?

O único requisito é de ser beneficiário do Bolsa Família sem que esteja na lista de corte nos meses seguintes.

Com um cadastro ativo e com pagamentos futuros garantidos, são 12 bancos que continuam oferecendo o crédito consignado vinculado ao programa social.

O empréstimo pode ser contratado até por quem está negativado, já que o valor das parcelas é descontado direto do pagamento mensal do Bolsa Família, repassado, portanto, pelo governo, antes de chegar à conta do beneficiário no Caixa Tem.

Quais bancos fazem empréstimo do Bolsa Família?

Desde o lançamento do empréstimo, apenas a Caixa Econômica Federal deixou de operar a linha de crédito. Os demais 12 bancos seguem liberando crédito por meio do empréstimo consignado do Bolsa Família:

  • Banco Agi (Agibank);
  • Banco Safra;
  • Facta Financeira;
  • Banco Pan;
  • Zema Crédito, Financiamento e Investimento;
  • Banco Crefisa;
  • Banco Daycoval;
  • Pintos Créditos (PinCred);
  • Capital Consig: Sociedade de Crédito Direto;
  • QI Sociedade de Crédito Direto;
  • Valor Sociedade de Crédito Direto.

Leia também: Empréstimo para quem recebe Bolsa Família na Caixa (até R$ 1.000); saiba como

Antes de terminar de ler, se você deseja um local gratuito acompanhar seus direitos para garantir sua segurança e ficar por dentro dos benefícios oferecidos. E para ajudar você nessa missão, temos uma novidade incrível: o App do Guia!

Com ele, você terá acesso diário e gratuito a dicas e notícias importantes sobre seus direitos e benefícios. Tudo na palma da sua mão! Acesse diariamente o App do Guia.

Deixe um comentário