,

Empréstimo FGTS via Pix: como funciona e quem pode aderir a essa modalidade

14/06/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

O empréstimo do FGTS via Pix é uma boa oportunidade para quem precisa de dinheiro, pois possui juros baixos. Saiba como funciona.

Publicidade

O empréstimo FGTS via Pix é uma maneira de conseguir dinheiro extra e rápido na sua conta a juros baixos. Não por acaso esta é uma das modalidades de crédito que mais chama a atenção do público neste momento.

Neste caso, o saldo do Fundo de Garantia atua como garantidor do crédito. É isso que permite, então, que ele tenha juros mais baixos do que outras modalidades de empréstimo.

Veja como esse empréstimo funciona e quem pode utilizá-lo. O Guia do Ex-Negativado reuniu as principais informações que você precisa saber sobre o assunto, confira!

Como funciona o empréstimo do FGTS via Pix?

Esse empréstimo nada mais é do que a antecipação do saque-aniversário, um tipo de liberação do FGTS que permite ao trabalhador sacar parte do saldo do Fundo de Garantia todos os anos.

Ao aderir a esse formato de crédito, então, o trabalhador deixa de receber uma parcela anual para receber mais de uma parcela de uma só vez.

Ou seja, há a antecipação da liberação das parcelas.

Assim, nas datas em que elas seriam liberadas elas são pagas ao banco concessor do empréstimo do FGTS via Pix, e não ao trabalhador.

Desse modo, há o bloqueio da parte do saldo do Fundo de Garantia necessário para que haja a quitação da antecipação.

O trabalhador, por sua vez, recebe como crédito um valor um pouco inferior à soma das parcelas, pois a diferença custeia os juros.

Leia: Quanto posso sacar no saque-aniversário? Descubra seu potencial de saque agora mesmo

Quem pode aderir à antecipação do FGTS?

Primeiramente, para contratar o empréstimo do FGTS via Pix o trabalhador deve aderir ao saque-aniversário.

É possível fazer isso dentro do aplicativo do Fundo de Garantia.

Além disso, é necessário buscar um banco que ofereça a operação. Atualmente, a maioria das instituições brasileiras trabalham com essa modalidade de crédito.

Todavia, elas divergem quanto ao número de parcelas que podem ser antecipadas.

Do mesmo modo, em relação à forma como é a liberação dos valores.

Ou seja, embora alguns bancos liberem o empréstimo do FGTS via Pix, outros o fazem com outros formatos de transferência.

Portanto, nestes casos, a operação pode ser mais demorada.

Outra observação importante em relação a este formato de crédito é que a adesão ao saque-aniversário impede o saque-rescisão em caso de dispensa sem justa causa.

Veja ainda:

Por isso, é interessante conhecer outros formatos de crédito para comparar e encontrar a melhor alternativa. Para isso, baixe e acesse o App do Guia. Nele você encontra dicas e informações sobre empréstimos, produtos financeiros e oportunidades de renda.

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa