Emprego para pessoas com mais de 50 anos – O mercado de trabalho pode ser bastante desafiante para pessoas que já passaram dos 50 anos.
É que ainda é vigente em nossa sociedade, a perspectiva de que o jovem é sempre mais ágil. Entretanto, muitas empresas já notaram que a sabedoria dos mais experientes vale muito.
A seguir, você confere quais são os setores com mais oportunidades para profissionais acima dos 50 anos.
Emprego para pessoas com mais de 50 anos: empresas começam a prestar mais atenção em profissionais maduros
Em entrevista ao Estadão, o empresário Mórris Litvac, CEO da Maturi, conta um pouco sobre o trabalho na startup que visa capacitar profissionais com mais de 50 anos.
Para ele, ainda há uma resistência muito grande das empresas em aceitarem profissionais mais velhos. Mesmo quando se tem em mente toda a experiência que esses acumularam ao longo dos anos.
Entretanto, isso não é uma regra para todos os setores da economia. De acordo com Litvac, o setor de finanças e farmácia se mostram muito abertos para esse público.
Em palavras do próprio empresário, esses setores “estão começando a prestar mais atenção no público maduro”, o que mostra que é um movimento recente.
Essa atenção não seria por acaso. De acordo com Litvac, esses são setores que possuem o costume de lidar com um público com mais de 50 anos há mais tempo.
Com isso, começou-se a perceber que a presença de uma pessoa madura é uma importante ferramenta para a representatividade e marketing, pois apresenta a empresa como uma marca empregadora.
A necessidade de adaptação ao público mais velho
Durante a entrevista, Litvac chama atenção para os importantes dados que apontam para o envelhecimento da população brasileira.
Afinal, a expectativa é que até 2040 a maioria de nossa população seja composta por pessoas acima de 45 anos.
Nesse sentido, as empresas que não se adaptarem ao público trabalhador mais velho pode enfrentar dificuldades.
Além disso, o empresário também destacou que uma empresa acaba por ganhar muito com uma equipe que seja multigeracional.
Isso porque as organizações que apresentam um perfil mais diverso em idade conseguem demonstrar mais criatividade e produtividade que as preferem ceder à rotatividade e exclusividade de trabalhadores mais jovens.
Veja ainda: