Alimentos do futuro – O mundo da gastronomia está prestes a viver uma revolução culinária com a introdução de novos alimentos inovadores que, por sua vez, prometem redefinir a experiência na hora de saborear pratos deliciosos. Alguns alimentos do futuro estão prestes a ganhar destaque. Nesse contexto, nós nos deteremos a apontar 5 deles neste texto.
O futuro da gastronomia promete ser mais diversificado e sustentável, proporcionando uma experiência culinária jamais vista antes.
5 Alimentos do futuro que podem chegar à sua mesa
A crescente tendência de inovação culinária vem impulsionada pela busca por sabores autênticos e pela crescente preocupação com a sustentabilidade na indústria alimentícia.
À medida que a gastronomia abraça o futuro, é notável a promessa de uma experiência culinária mais rica, variada e, ao mesmo tempo, alinhada com práticas ambientalmente conscientes.
Nesse sentido, veja na sequência alguns alimentos que, num futuro próximo, poderão chegar às mesas de muita gente, conforme aponta a revista Forbes.
Frango cultivado
Uma das grandes novidades é o frango cultivado em laboratório, uma criação da empresa de biotecnologia UPSIDE Foods.
Através do cultivo de células de frango em biorreatores de aço, a empresa conseguiu obter uma opção ética e com menor pegada de carbono, sendo recentemente autorizada pela Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA).
Bife cultivado
Outra aposta é o bife cultivado, desenvolvido pela startup israelense Aleph Farms.
A empresa combina carne bovina cultivada com proteínas vegetais, criando um produto mais saudável que permite controlar as porcentagens de gordura e proteína, oferecendo uma alternativa promissora para os apreciadores de carne.
Micoproteína
Para aqueles que buscam opções veganas ricas em proteínas sustentáveis, os alimentos à base de micoproteína estão ganhando destaque.
Criadas a partir da fermentação de fungos microscópicos, essas micoproteínas têm sido utilizadas em diversas alternativas veganas, como salame e patê.
Folhas de mostarda
E que tal folhas de mostarda mais saborosas? A empresa Pairwise utilizou a tecnologia CRISPR para aprimorar o sabor das folhas de mostarda, reduzindo a enzima mirosinase e tornando-as mais palatáveis.
Essa novidade já está disponível em algumas cidades dos Estados Unidos.
Veja ainda:
- Doce lição: confeiteira recebe apoio após rejeitar pedido inusitado de bolo grátis
- Preço baixo da picanha? Desvendando os mitos e fatos
Carne suína cultivada
E não para por aí! A startup Fork and Good deu um passo revolucionário ao abrir a primeira instalação de carne suína cultivada do mundo em Jersey City, também nos Estados Unidos.
Com o uso de culturas de células, eles conseguiram produzir carne moída para pastéis fritos de porco, oferecendo uma opção mais sustentável para os amantes de carne suína.