, ,

A lei obriga a amamentação após 6 meses de idade? E a questão dos 2 anos? Fique por dentro

31/07/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

A lei defende a amamentação após 6 meses de idade do bebê? Neste Agosto Dourado, entenda a proteção legal ao aleitamento materno.

Publicidade

Neste mês é comemorado o Agosto Dourado, campanha voltada ao aleitamento materno, o que levanta a pergunta: a lei protege e/ou impõe a amamentação após os 6 meses de vida do bebê? Como funciona?

Conheça mais sobre a proteção do aleitamento materno pela lei. Acompanhe o Guia do Ex-Negativado e tire suas dúvidas sobre o tema.

O que diz a lei sobre a amamentação?

Embora os órgãos de saúde defendam o aleitamento materno, a lei não o torna obrigatório.

Além disso, ela o defende por meio da CLT, que garante às trabalhadoras mães, por exemplo, o acesso a intervalos e espaços para a amamentação em meio ao expediente, após o retorno da licença maternidade. Veja:

Art. 396. Para amamentar seu filho, inclusive se advindo de adoção, até que este complete 6 (seis) meses de idade, a mulher terá direito, durante a jornada de trabalho, a 2 (dois) descansos especiais de meia hora cada um.

O que diz a lei sobre a amamentação após 6 meses de idade da criança?

A lei garante às mães, após o retorno da licença maternidade, o acesso a 2 intervalos diários de 30 minutos, destinados à amamentação.

Contudo, ela o limita até os 6 meses de idade da criança.

Por sua vez, é comum que a amamentação não se encerre neste momento, pois as orientações médicas indiquem que ela se mantenha até que o bebê complete 2 anos.

Embora a lei não obrigue a amamentação após os 6 meses de vida da criança, o art. 396 da CLT garante a concessão dos intervalos após esse tempo em caso de necessidades de saúde do bebê.

Para prorrogar o tempo de acesso ao intervalo, a trabalhadora deve apresentar um atestado médico com essa orientação.

Nessa hipótese  a empresa não pode se negar a conceder o tempo para amamentação.

Projeto de lei visa aumentar tempo de concessão do intervalo para amamentação de crianças

Atualmente a lei limita a concessão do intervalo para amamentação até que a criança complete 6 meses.

Apesar disso, um projeto de lei visa permiti-lo até que o bebê chegue aos 2 anos de idade.

Trata-se do PL 790/2021, de autoria do senador Fabiano Contarato (REDE/ES).

Confira a justificativa do projeto:

a OPAS/OMS no Brasil e a UNICEF recomendam que os bebês sejam alimentados exclusivamente pelo leite da mãe até os seis meses e que a amamentação continue acontecendo, junto com outros alimentos, por até dois anos ou mais. Observa-se que a CLT está em desacordo com a referida recomendação, pois a legislação trabalhista dispõe como regra o período de seis meses, quando na realidade o ideal é o período de dois anos.

O projeto de lei que obriga a concessão de intervalo para amamentação após seis meses de idade do bebê, todavia, ainda tramita perante o Senado Federal e aguarda análise de comissões para somente depois ir à votação.

Leia: Mulheres no trabalho: empresa já permite mãe viajar com filho a trabalho entre outras coisas

Conheça mais sobre os direitos dos trabalhadores! Baixe o App do Guia e veja notícias e dicas sobre benefícios, finanças e empregos!

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça