Estabilidade CIPA: posso ser demitido mesmo sendo membro? Entenda como funciona

01/10/2022

0
FavoritarFavoritar artigo0

Saiba o que é a estabilidade CIPA, quem tem direito e quais são os reflexos dela sobre o contrato de trabalho.

Publicidade

A estabilidade CIPA é um assunto que gera muitas dúvidas aos trabalhadores. Afinal, ela impede a dispensa do trabalhador? Para saber como funciona, acompanhe o Guia do Ex-Negativado hoje, 02 de outubro.

O que é CIPA?

CIPA é a Comissão Interna de Prevenção a Acidentes. Ela é composta por representantes tanto da empresa quanto dos trabalhadores.

A função da CIPA é garantir que as regras de segurança no trabalho sejam colocadas em prática. Também, desenvolvem novas normas de acordo com o ambiente de trabalho e as atividades desenvolvidas.

Assim, a comissão objetiva garantir a proteção na execução das atividades, bem como conscientizar os empregados quanto à importância de seguir as normas de segurança.

Como funciona a CIPA?

Ela é composta por meio de votações. Dessa forma, os representantes dos trabalhadores são escolhidos pelos próprios empregados.

Isso garante mais liberdade no momento de realização das atividades, bem como garante a real representatividade dos colaboradores.

Quem faz parte da CIPA tem estabilidade?

Sim, a lei garante a estabilidade aos membros da comissão que representam os trabalhadores. Ela existe para permitir que eles possam desenvolver livremente as atividades em prol da segurança no trabalho.

Como funciona a estabilidade?

Quem faz parte da CIPA tem estabilidade contra a dispensa sem justa causa. Isso significa que não pode ser dispensado pela empresa por 2 anos.

Caso haja a dispensa, ela será irregular e o trabalhador tem direito à reintegração. Ou, então, à indenização em dinheiro do salário e benefícios (FGTS, auxílios, etc.) pelo tempo correspondente ao restante da estabilidade.

Quem são os membros da CIPA que têm estabilidade?

Possuem estabilidade os trabalhadores que assumam função de presidente e vice-presidente da CIPA, assim como os suplentes, não havendo distinção entre eles.

Estabilidade CIPA
Entenda se o funcionário membro da CIPA pode sofrer dispensa – Foto: Canva

Quando o CIPA pode ser demitido?

Por outro lado, saiba que a estabilidade CIPA não se aplica quando:

  • Houver motivos para a imposição da dispensa por justa causa;
  • Em caso de fechamento da empresa com encerramento das atividades, caso em que receberá as parcelas rescisórias de acordo com a dispensa sem justa causa;
  • Após 4 faltas injustificadas às reuniões da comissão.

O que fazer caso sofra dispensa durante a estabilidade?

Nesse caso o trabalhador pode registrar o fato no TRCT (Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho), assim como buscar auxílio com o sindicato.

Para a reintegração ou pedido de indenização, faz-se necessário o ajuizamento de uma ação trabalhista perante a Justiça do Trabalho.

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido?