,

Estudo revela que pausas no trabalho ajudam recarregar energias (pets também podem ajudar)

11/06/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Estudo revela como fazer pausas ao longo do dia pode melhorar significativamente seu desempenho no trabalho. Entenda os resultados.

Publicidade

Um novo estudo baseado em mais de 80 pesquisas publicadas revela que fazer pausas ao longo do dia pode aumentar significativamente o desempenho no trabalho. Nesse sentido, a pesquisa ressalta a importância das lideranças apoiarem essa prática, uma vez que expedientes ininterruptos podem levar a efeitos negativos na produtividade.

Conforme apontado, executivos exaustos tendem a cometer mais erros, resultando em mais trabalho e menos recursos mentais disponíveis.

Ao fazer essas pausas estratégicas as energias seriam recarregadas, interrompendo a exaustão e evitando a perda de rendimento.

As pausas podem ser realizadas de diversas formas, como exercícios físicos, navegar nas redes sociais, caminhar, conversar com amigos ou até mesmo tirar uma soneca revigorante.

Porém, também vale destacar que nem todas as formas de pausa são eficazes.

Como ter descansos eficientes

O artigo apresenta quatro dicas para aproveitar ao máximo esses intervalos.

  • Primeiramente, fazer os chamados “microintervalos”, que são pausas curtas e regulares, que podem prevenir o cansaço e aumentar a produtividade.
  • Em segundo lugar, descansos mais curtos são mais eficientes pela manhã, enquanto pausas mais longas são mais benéficas no final da tarde.
  • A realização de atividades físicas entre tarefas mentalmente exigentes é valiosa para a recuperação, embora seus efeitos sejam temporários.
  • Por último, interações com animais de estimação foram identificadas como redutoras de estresse e promotoras de bem-estar psicológico, embora mais pesquisas sejam necessárias para entender seu impacto no desempenho profissional.

Dicas para os gestores

Para garantir os benefícios das pausas estratégicas, as pesquisadoras Zhanna Lyubykh e Duygu Biricik Gulseren (autoras do trabalho) oferecem quatro orientações para os gestores.

Em primeiro lugar, é fundamental informar as chefias sobre a importância desses intervalos e considerar treinamentos sobre pausas adequadas.

Veja ainda:

Em seguida, é necessário liderar pelo exemplo e estabelecer limites para que as pausas sejam respeitadas.

Além disso, é essencial permitir que os funcionários tenham autonomia para decidir quando e quanto tempo fazer as pausas.

Por fim, criar espaços físicos adequados para momentos de descanso é fundamental.

Avatar de Júlia Almeida

Redatora profissional e especialista em marketing digital. Estou no mercado de conteúdos digitais há mais de 3 anos e possuo vários textos em sites renomados.

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa