Quem trabalha no feriado tem direito à folga compensatória? Saiba mais sobre isso

20/02/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Quem trabalha no feriado tem direito à folga? Saiba como funciona o trabalho em dias correspondentes a feriados e como fica no Carnaval!

Publicidade

Quem trabalha no feriado tem direito à folga compensatória? Como funciona o trabalho no Carnaval? Muitos trabalhadores se frustraram pela necessidade de prestar serviços durante essa festividade tão importante em nosso país. Mas e aí? Tem compensação?

Saiba hoje, no Guia do Ex-Negativado, como fica a prestação de serviços nos feriados. Do mesmo modo, saiba como fica em relação ao Carnaval 2023.

Quem trabalha no feriado tem direito à folga?

A princípio, sim. Segundo a lei, o trabalhador tem direito a uma folga remunerada semanal de 24 horas. Além disso, também deve ter dispensa do trabalho em dias de feriados, sejam eles nacionais ou locais.

Todavia, caso a empresa necessite da prestação de serviços nos feriados, quem trabalhar neles tem direito a receber o labor em dinheiro, como hora extra, ou como folga compensatória.

No primeiro caso as horas de trabalho nos dias de feriados são pagas com adicional de 100%. Por outro lado, também é possível a quem trabalha no feriado ter direito à folga compensatória de 24 horas de descanso. Para isso, ela deve ocorrer na mesma semana do feriado.

Exceções à regra

Em geral, quem trabalha no feriado tem direito à folga compensatória. Contudo, há uma exceção para essa regra. Ela se ilustra nos trabalhadores que prestam serviços em escala 12×36, em que há 12 horas de trabalho alternadas com 36 horas de descanso.

Neste caso, entende-se que as 36 horas de descanso já compensariam o feriado em que houve trabalho. Além disso, como a escala é previamente organizada, o trabalhador goza da folga antes do feriado, em si.

E no carnaval? Quem trabalha no feriado carnavalesco tem direito à folga compensatória?

Aqui a coisa funciona de modo diferente. Afinal, o Carnaval não é um feriado nacional, mas um ponto facultativo. Aliás, ele somente é  reconhecido enquanto feriado no estado do Rio de Janeiro.

Isso significa que no restante do país é o empregador quem decide se haverá ou não expediente de trabalho. Caso tenha e não se refira à vínculo de trabalho no Rio de Janeiro, não há necessidade de compensação.

Por isso, quem trabalha no feriado de Carnaval não tem direito à folga compensatória. A única exceção se refere aos trabalhadores fluminenses, que residem em local onde a festividade coincide a um feriado.

O App do Guia traz tudo o que você precisa saber sobre os seus direitos

Tire suas dúvidas sobre seus direitos trabalhistas e sociais no App do Guia. Ele é gratuito e traz, todos os dias, informações completas para você não perder nada do que está acontecendo no Brasil! Fique de olho!

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça