Existe Bolsa Família para quem mora sozinho? O que devo fazer para solicitar? Entenda

14/03/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Saiba como funciona o Bolsa Família para quem mora sozinho e porque famílias unipessoais estão no foco do pente-fino do programa.

Publicidade

O Bolsa Família para quem mora sozinho corresponde a um dos pontos que está em análise no pente-fino pelo qual passa o programa. De acordo com o governo federal, cerca de 2,5 milhões de famílias beneficiárias devem perder o direito de receber o benefício neste ano.

Mas isso significa que pessoas que moram sozinhas não poderão mais recebê-lo? Como fica esta questão? O Guia do Ex-Negativado responde para você. Continue a leitura e saiba como fica o benefício, de acordo com as novas regras divulgadas no início deste mês, para famíias unipessoais.

Quem mora sozinho tem direito ao Bolsa Família?

Sim, desde que preencha todos os requisitos para recebimento do programa. Atualmente, eles correspondem às seguintes regras:

  • Renda familiar, por pessoa, de até R$ 218;
  • Inscrição no Cadastro Único.

Portanto, mesmo quem mora sozinho, mas preenche os requisitos, recebe o Bolsa Família. As novas regras do programa, aliás, não mudam esse direito, de modo que permite a manutenção de famílias unipessoais como beneficiárias.

Por que famílias unipessoais estão no foco do pente-fino do Bolsa Família?

O pente-fino pelo qual passa o programa busca identificar fraudes. Isto é, reconhecer beneficiários que, embora recebam o benefício, não preenchem os requisitos para tal. Com isso, eles serão excluídos do Bolsa Família, de modo a dar lugar para pessoas que realmente preenchem as regras para recebê-lo.

No que fiz respeito às famílias unipessoais, o pente-fino do Bolsa Família para quem mora sozinho busca identificar pessoas que, na realidade, não residem sozinhas. Ou seja, que se cadastraram como tais para garantirem o recebimento de mais de um benefício.

Explica-se: com a regra de que todos os beneficiários devem receber ao menos R$ 600, muitas pessoas que não residem sozinhas se cadastram como tal. Deste modo, um único lar recebe mais de um pagamento mensal do programa, o que não é permitido pelas regras dele.

Dessa maneira, o que ocorre é que não há proibição de pagamento do Bolsa Família para quem mora sozinho. As restrições ocorrem para cadastros que alegam ser de famílias unipessoais, quando na verdade não o são.

Moro sozinho, como pedir o Bolsa Família?

Para receber o benefício é necessário cumprir com o requisito de renda e, também, ter inscrição no Cadastro Único. Para fazê-lo, busque o atendimento no CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) do seu município.

Contudo, cabe ressaltar que o recebimento não é imediato. É necessário aguardar vagas no programa. Para saber mais sobre ele e suas formas de pagamento, não deixe de acessar o App do Guia e fique por dentro de tudo sobre o Bolsa Família!

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça