,

Explicado o que significa código de afastamento H e suas consequências na rescisão

22/07/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Descubra o que significa código de afastamento H, suas verbas rescisórias e se ele fica anotado na carteira de trabalho!

Publicidade

O código de afastamento H representa um dos tipos de códigos utilizados para que o empregador informe à Caixa Econômica Federal que ocorreu uma rescisão de contrato de emprego.

Cada tipo de rescisão – por ou sem justa causa, por acordo, pedido de demissão, término do prazo, etc. – possui seu próprio código.

Igualmente, suas próprias verbas rescisórias.

Acompanhe o Guia do Ex-Negativado e saiba o que significa a indicação H, as verbas que garante ao trabalhador e outras informações relevantes.

O que significa código de afastamento H?

Este código indica que a rescisão do contrato de trabalho ocorreu por dispensa por justa causa.

Aqui o fim do vínculo de emprego decorre de uma falta do trabalhador que leva à quebra de confiança.

As possíveis causas para aplicação dele estão no artigo 482 da CLT.

Essas situações incluem coisas como desempenho ruim no trabalho, desobediência às regras, abandono do emprego, ou até mesmo atos desonestos.

Para o empregador, é uma decisão séria, pois significa demitir o funcionário imediatamente, sem pagamento do aviso prévio ou outras verbas que são comuns em demissões sem justa causa.

Já para o trabalhador, ser demitido por justa causa pode ter consequências sérias também.

Ele perde o direito de receber o seguro-desemprego e não pode sacar o saldo do FGTS. 

O que recebo na rescisão de dispensa por justa causa?

Quando o afastamento ocorre pelo código H o trabalhador recebe um número reduzido de verbas rescisórias. São elas:

  • Saldo de salário;
  • Férias vencidas com adicional de 1/3.

Há marcação de que a rescisão ocorreu pelo código de afastamento H na carteira de trabalho?

Não. A lei proíbe a anotação da justa causa na carteira de trabalho.

Desse modo, a indicação dela pelo código H ocorre tão somente para a Caixa Econômica.

Além disso, a lei também impede que o empregador faça na carteira de trabalho qualquer anotação que desabone o trabalhador.

Fui demitido por justa causa; O que acontece com o FGTS?

Embora não seja possível sacar o Fundo de Garantia ao sofrer dispensa por justa causa com afastamento código H, o trabalhador não perde esse dinheiro. Ele ainda lhe pertence.

O que acontece é que o valor permanece retido em uma conta inativa de FGTS.

Portanto, é possível resgatá-lo no futuro.

Saque do FGTS Inativo: descubra se tem direito e os procedimentos para sacar

Conheça mais sobre os tipos de rescisão e os direitos dos trabalhadores. Para isso, baixe o App do Guia e acesse conteúdos completos sobre os benefícios disponíveis para você!

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça