,

Faixa 1 Minha Casa Minha Vida retorna com novidades; saiba quais são

25/04/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Veja as novidades para a faixa 1 do Minha Casa Minha Vida, cujo retorno foi anunciado nesta última terça, 14 de fevereiro.

Publicidade

A faixa 1 do Minha Casa Minha Vida, ilustra uma das principais expectativas para a retomada do Minha Casa Minha Vida. O anúncio do retorno do programa habitacional do governo federal ocorreu nesta última terça (14) em Santo Amaro, na Bahia.

No evento, que teve a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ocorreu a entrega de 2.475 unidades habitacionais de modo a marcar a volta do programa.

Confira no Guia do Ex-Negativado quais são as novidades do novo Minha Casa Minha Vida. Assim, saiba quais serão os benefícios e quem poderá receber os maiores subsídios na compra de imóveis.

O que significa a retomada da faixa 1 do Minha Casa Minha Vida?

O programa habitacional tem como objetivo facilitar o acesso da população brasileira à moradia de qualidade. Para isso, oferece subsídios e condições especiais de financiamento do imóvel.

Para isso, os possíveis beneficiários eram divididos em faixas de renda. Quanto menor a faixa, menor a renda da população e maiores os subsídios e benefícios aos quais ela pode ter acesso.

Todavia, durante o governo Bolsonaro, no qual o programa habitacional teve seu nome alterado para Casa Verde e Amarela, a faixa 1 do Minha Casa Minha Vida ficou de lado. Isso ocorreu especialmente pela redução dos recursos para este grupo.

Desse modo, o retorno do programa tem como objetivo financiar 2 milhões de novas habitações até o final do mandato petista (2026). Deste total, 1 milhão de moradias devem ficar reservadas para o público da faixa 1.

Novidades no programa trazem mudanças em relação à renda mensal da Faixa 1

Uma das principais novidades do Minha Casa Minha Vida 2023 é que a faixa 1 abrigará famílias com renda bruta de até R$ 2.640. Portanto, mais famílias poderão fazer uso dos subsídios e benefícios reservados ao grupo.

Destacam-se dentre os benefícios a possibilidade de comprar a casa própria com um subsídio de 85 a 95% do valor total do imóvel. Ou seja, a família arca com apenas 15 a 5% do valor dele.

Além disso, esse grupo também tem acesso ao financiamento de imóveis com melhores condições. Neste caso, contudo, o valor que deve ser arcado pela família é maior.

Além das novidades referentes à volta da faixa 1 do Minha Casa Minha Vida, o programa também pretende aumentar o uso da locação social, bem como permitir a compra de imóveis já utilizados.

Ainda, há uma promessa de inclusão da população de rua brasileira no programa. Igualmente, de que as novas construções sejam mais próximas do comércio e dos serviços públicos, para garantir a qualidade de vida da população.

Fique de olho na volta do Minha Casa Minha Vida

Embora algumas novidades já tenham sido divulgadas em relação ao programa habitacional, outras devem vir a público nos próximos dias. Para não perder nenhuma delas, acompanhe o App do Guia.

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa