,

FGTS é descontado do salário? Entenda como é feito o recolhimento do Fundo de Garantia

12/03/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

O FGTS é descontado do salário? Quem tem direito a ele e quanto recebe? Veja as respostas para essas perguntas e fique por dentro!

Publicidade

FGTS é descontado do salário? Como funciona o pagamento do Fundo de Garantia? Veja, no Guia do Ex-Negativado, tudo sobre esse benefício que se volta para os trabalhadores formais brasileiros. Assim, fique por dentro dos seus direitos!

O valor do FGTS é descontado do salário?

Não. O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é um direito dos trabalhadores e quem deve arcar com seu valor é o empregador. Por isso, não é possível descontar o valor do benefício da remuneração do trabalhador. Ele é, portanto, como se fosse um adicional.

Como é feito o pagamento do FGTS?

O FGTS não pode ser descontado do salário do trabalhador, de modo que deve ser arcado pelo empregador. O seu pagamento ocorre de modo especial, pois não vai direto para a conta bancária do empregado, mas para uma conta específica de Fundo de Garantia.

Quem gerencia as contas de FGTS é a Caixa Econômica Federal (CEF). O valor do Fundo de Garantia não permite livre movimentação, de modo que somente é possível resgatá-lo em situações específicas.

Por exemplo, na dispensa sem justa causa, no acordo de rescisão, saque-aniversário, para compra de imóvel residencial ou em caso de doença grave. As situações são inúmeras.

Quem tem direito a receber o FGTS?

Existem diversos trabalhadores que tem direito ao Fundo de Garantia. Em todas as situações, cabe ressaltar, o FGTS não pode ser descontado do salário. Confira quem tem direito e o valor de recolhimento em cada caso.

Trabalhadores urbanos e rurais

Empregados rurais e urbanos têm direito ao FGTS. Neste caso, ele corresponde a 8% do salário bruto. Em caso de dispensa sem justa causa, têm o direito de receber 40% de adicional, que é calculado sobre todos os depósitos feitos, ao longo daquele vínculo, em favor do trabalhador.

Aprendizes

Os jovens aprendizes também têm direito ao Fundo de Garantia. Contudo, ele é menor do que aquele pago aos demais trabalhadores. Os recolhimentos são de 2% sobre a remuneração mensal bruta.

Trabalhadores domésticos

Por fim, também recebem FGTS os trabalhadores domésticos. O pagamento, neste caso, é um pouco diferente. Ele é de 11,2% sobre a remuneração bruta. Desse modo, o valor inclui tanto os 8% mensais quanto a multa de rescisão, que é paga de modo antecipado.

Caso o fim do contrato não ocorra por dispensa sem justa causa, há retenção do valor referente à multa, que é devolvido para o empregador.

Saiba mais sobre o FGTS no App do Guia, onde você encontra informações completas sobre direitos trabalhistas e sociais, bem como dicas de como organizar suas finanças!

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça