FGTS retido: Quando sacar? Conheça algumas oportunidades

22/08/2022

0
FavoritarFavoritar artigo0

Tem FGTS retido e quer resgatá-lo? Então confira, aqui. 4 oportunidades de sacar os valores retidos em conta de Fundo de Garantia.

Publicidade

Quando alguém pede demissão ou é dispensado por justa causa, não há possibilidade de resgatar o Fundo de Garantia. Assim, fica o FGTS retido. Contudo, ele permanece sendo de direito do trabalhador. Saiba hoje, 22 de agosto, oportunidades de resgatá-lo.

A mesma coisa acontece ao longo do contrato de trabalho. Em outras palavras, embora o FGTS seja de direito do trabalhador, ele é depositado em uma conta própria junto à Caixa Econômica.

Assim, o valor permanece ali até que haja alguma situação que permita o saque. Embora a demissão sem justa causa seja uma delas, não é a única. Saiba, abaixo, quando é possível resgatá-lo.

Veja 4 oportunidades para sacar o FGTS retido

Existem várias situações que permitem o saque do FGTS, mesmo para aquele que permaneceu retido em conta inativa após o final do contrato de trabalho. Confira, abaixo, quais são elas.

Saque-aniversário do Fundo de Garantia

Primeiramente, saiba que tanto quem está empregado quanto quem está sem emprego pode sacar o Fundo de Garantia retido, pertencente às contas inativas.

Para isso basta ter saldo de FGTS. Igualmente, é necessário aderir à modalidade. Contudo, ao fazê-lo o trabalhador perde a chance de sacar o valor completo do Fundo de Garantia caso sofre dispensa sem justa causa.

Saque do FGTS retido após 3 anos de desemprego

Quem permanece desempregado ininterruptamente por 3 anos também podem sacar o FGTS que permaneceu em retenção. Porém, é imprescindível que durante o período não tenha havido o registro de qualquer outro vínculo de emprego.

Doenças graves permitem o saque do FGTS

Doenças graves também dão ao trabalhador o direito de sacar o FGTS retido. Aliás, nesse caso a doença pode atingir tanto o proprietário do Fundo de Garantia quanto seus dependentes econômicos.

Dentre as doenças que permitem o resgate do FGTS nesses moldes estão as em estágio terminal. Também, câncer e diagnóstico de HIV positivo.

Resgate o FGTS retido ao se aposentar

Ao se aposentar o trabalhador também tem direito de sacar todo o saldo de Fundo de Garantia, tanto dos vínculos de emprego ativos quanto dos que já terminaram.

Como sacar o FGTS?

Isso dependerá da modalidade que permitirá o resgate do FGTS retido. Por exemplo, o saque-aniversário deve ter adesão pelo site ou aplicativo do Fundo de Garantia. Depois, é possível receber os valores por transferência automática para conta bancária.

Outra alternativa é sacar os valores de modo presencial. Nesse caso é necessário ir até uma agência da Caixa Econômica em posse da CTPS. Ou, então, nas Casas Lotéricas ou representantes Caixa Aqui em posse do Cartão Cidadão e da senha dele.

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça