Fiz portabilidade e meu pagamento não caiu: clientes buscam entender o que acontece

Fiz portabilidade e meu pagamento não caiu – A portabilidade salarial é um direito dos trabalhadores. Com ela, torna-se possível transferir, de modo automático, o valor de uma conta-salário para outra conta bancária de preferência do detentor, ou seja, do trabalhador.

Todavia, nem sempre ela acontece como o esperado. Relatos sobre cancelamentos, ausência de depósito do valor ou recusa do banco em que está a conta-salário não são incomuns. Por isso, é importante saber o que fazer nestas situações.

Acompanhe o Guia do Ex-Negativado e fique por dentro para proteger seus direitos.

Fiz portabilidade e meu pagamento não caiu, o que aconteceu?

Existem diferentes situações que podem levar a essa situação. Algumas delas se referem a erros do banco, outras do cliente e, ainda, às próprias regras da portabilidade.

Primeiramente, saiba que o banco possui 5 dias para promover a portabilidade, após a solicitação do cliente.

Portanto, é possível que o pedido para a transferência do salário tenha ocorrido em tempo inferior a este prazo.

Outro possível razão quando há portabilidade, mas o pagamento não caiu, é o momento da liberação do salário.

A transferência dele deve, de modo geral, ocorrer no mesmo dia. Todavia, isso somente acontece se o depósito salarial ocorrer até às 12 horas.

Além disso, outra situação se refere à informação incorreta de dados para transferência. Por exemplo, CNPJ do empregador ou CPF do trabalhador. Igualmente, número da conta e outras questões.

Leia: Como abrir conta salário Itaú? Quais documentos preciso? Entenda tudo

O que fazer diante de problemas com a portabilidade?

Quem solicitou a portabilidade e apesar disso o pagamento não caiu deverá agir de acordo com a situação que levou à ausência do depósito. Por exemplo, caso isso decorra de dados incorretos, é necessário corrigi-los.

Já na situação referente aos prazos (de processamento da solicitação de portabilidade e de transferência dos valores), basta aguardar o tempo correto para que haja a liberação dos valores.

Agora, caso não se trate de qualquer um desses motivos que atrapalhou a portabilidade, de modo que o pagamento não caiu, procure entrar em contato com o banco em que está a conta-salário.

Caso haja recusa na promoção da portabilidade ou imposição de impasses, é direito do consumidor denunciar a situação perante o Banco Central.

O registro pode ocorrer por ligação telefônica (145) ou neste link.

Agora, se o seu objetivo for ficar por dentro de todos os seus direitos, sejam eles sociais, de consumidor ou trabalhistas, então o App do Guia pode ser seu melhor aliado.

Ele é gratuito e oferece informações, notícias e dicas para você exercer seus direitos e, também, não perder oportunidades financeiras. Baixe-o e confira!

Deixe um comentário

plugins premium WordPress