, ,

Fiz portabilidade e meu pagamento não caiu: clientes buscam entender o que acontece

08/06/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Fiz portabilidade e meu pagamento não caiu, o que aconteceu? Veja os possíveis motivos e, também, quais são as soluções neste caso.

Publicidade

Fiz portabilidade e meu pagamento não caiu – A portabilidade salarial é um direito dos trabalhadores. Com ela, torna-se possível transferir, de modo automático, o valor de uma conta-salário para outra conta bancária de preferência do detentor, ou seja, do trabalhador.

Todavia, nem sempre ela acontece como o esperado. Relatos sobre cancelamentos, ausência de depósito do valor ou recusa do banco em que está a conta-salário não são incomuns. Por isso, é importante saber o que fazer nestas situações.

Acompanhe o Guia do Ex-Negativado e fique por dentro para proteger seus direitos.

Fiz portabilidade e meu pagamento não caiu, o que aconteceu?

Existem diferentes situações que podem levar a essa situação. Algumas delas se referem a erros do banco, outras do cliente e, ainda, às próprias regras da portabilidade.

Primeiramente, saiba que o banco possui 5 dias para promover a portabilidade, após a solicitação do cliente.

Portanto, é possível que o pedido para a transferência do salário tenha ocorrido em tempo inferior a este prazo.

Outro possível razão quando há portabilidade, mas o pagamento não caiu, é o momento da liberação do salário.

A transferência dele deve, de modo geral, ocorrer no mesmo dia. Todavia, isso somente acontece se o depósito salarial ocorrer até às 12 horas.

Além disso, outra situação se refere à informação incorreta de dados para transferência. Por exemplo, CNPJ do empregador ou CPF do trabalhador. Igualmente, número da conta e outras questões.

Leia: Como abrir conta salário Itaú? Quais documentos preciso? Entenda tudo

O que fazer diante de problemas com a portabilidade?

Quem solicitou a portabilidade e apesar disso o pagamento não caiu deverá agir de acordo com a situação que levou à ausência do depósito. Por exemplo, caso isso decorra de dados incorretos, é necessário corrigi-los.

Já na situação referente aos prazos (de processamento da solicitação de portabilidade e de transferência dos valores), basta aguardar o tempo correto para que haja a liberação dos valores.

Agora, caso não se trate de qualquer um desses motivos que atrapalhou a portabilidade, de modo que o pagamento não caiu, procure entrar em contato com o banco em que está a conta-salário.

Caso haja recusa na promoção da portabilidade ou imposição de impasses, é direito do consumidor denunciar a situação perante o Banco Central.

O registro pode ocorrer por ligação telefônica (145) ou neste link.

Agora, se o seu objetivo for ficar por dentro de todos os seus direitos, sejam eles sociais, de consumidor ou trabalhistas, então o App do Guia pode ser seu melhor aliado.

Ele é gratuito e oferece informações, notícias e dicas para você exercer seus direitos e, também, não perder oportunidades financeiras. Baixe-o e confira!

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça