“Gato de luz” afeta profundamente contas da Light que está em recuperação judicial

15/05/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

O roubo de energia elétrica, também conhecido como gato de luz é um dos principais responsáveis pela quebra da empresa. Entenda o caso.

Publicidade

Gato de Luz – A Light, empresa distribuidora de energia elétrica, enfrenta sérios problemas financeiros que têm como raiz o crescente roubo de energia elétrica, também conhecido como “gato de luz“.

Esse problema tem afetado diretamente a receita da companhia, que é obrigada a arcar com a diferença entre o limite de perdas estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica e o percentual real de perdas, que no caso da Light é de 35,28%.

A recuperação judicial da empresa – que teve seu pedido na última sexta-feira (12) – é uma tentativa de reverter a situação e, assim, encontrar soluções para o problema do roubo de energia.

Soluções para o “gato de luz”

As perdas com o “gato de luz” custam bilhões à empresa, o que é especialmente preocupante em um momento de retração econômica.

A solução como um todo para o problema do roubo de energia elétrica dependeria, por sua vez, de uma ação conjunta entre governos e empresas de energia.

Nesse sentido, no caso do Rio de Janeiro, onde existem locais onde o crime organizado dificulta o processo de combate ao roubo de energia elétrica, é necessário um esforço ainda maior para combater esse problema.

O roubo de energia elétrica é um problema que afeta tanto as áreas de classe média e alta quanto as áreas de risco, como apontado pela Light em 2017.

Investidores preocupados

A decisão de entrar com um pedido de recuperação judicial trouxe prejuízos significativos para inúmeros investidores e credores da empresa, como evidenciado pela queda acentuada nas ações da companhia.

A desvalorização das debêntures também contribuiu para as perdas financeiras dos investidores que possuíam títulos da Light.

O atual período de incerteza em relação ao futuro da empresa tem um impacto direto no preço e na liquidez dos ativos da Light.

Como resultado, portanto, muitos investidores enfrentam dificuldades para encontrar compradores para os papéis da empresa.

Isso se deve, em parte, ao fato de que a bolsa brasileira não permite que empresas em recuperação judicial façam parte de seus índices

Fique por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças! Acesse agora o Guia do Ex-Negativado e fique informado sobre as últimas tendências, novidades e análises do mercado financeiro.

Avatar de Júlia Almeida

Redatora profissional e especialista em marketing digital. Estou no mercado de conteúdos digitais há mais de 3 anos e possuo vários textos em sites renomados.

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça