Call us now:
Em meio à etapa de saques do dinheiro esquecido pelos brasileiros nos bancos, já surge um golpe relacionado ao sistema valores a receber. Como saber se estou usando a plataforma oficial? Como fugir de ciladas na Internet? Saiba tudo aqui no Guia do Ex-Negativado.
Sempre que surge uma ação relacionada a dinheiro, ou a benefícios sociais e trabalhistas, os golpistas tentam aproveitar para atrair pessoas desavisadas ou que buscam facilidade. E é a partir daí que os problemas começam.
Usando o nome do sistema Valores a Receber, do Banco Central, os golpes já começaram a aparecer na Internet e já foram identificados pelo BACEN e até pela Polícia Civil em algumas regiões do país.
Golpe de valores a receber: como acontece?
Em geral, as tentativas de golpes acontecem de forma semelhante. Os criminosos tentam aproveitar a ansiedade das pessoas para receber um suposto dinheiro que possui a receber e entram em contato via WhatsApp se passando por servidores autorizados do Banco Central.
Nesse caso específico, os golpistas estão compartilhando em massa uma mensagem através do aplicativo com um site falso.
“[email protected]/go/. Consulta liberada para todos até 9/3/2023”.
É facilmente perceptível que é um site falso pela própria construção do link. Não existe nenhum site oficial com @ no meio, e o endereço do Banco Central é completamente diferente.
Chefe do departamento de Atendimento Institucional do BC, Carlos Eduardo Gomes falou sobre o assunto:
“Por via de regra, os golpes fazem parte de um processo que te atrai, que te cativa e busca suas informações pessoais. Porém, exige um pagamento. Então, o nosso grande alerta é que você nunca pague algo que você não sabe o que é”.
Como fugir de golpes e qual site devo usar para acessar o Valores a Receber?
Antes de mais nada, o único endereço real para o sistema Valores a Receber está no site oficial do Banco Central do Brasil, por este link: valoresareceber.bcb.gov.br.
Note que o endereço é completamente diferente do site falso indicado pelos golpistas. Além de ter a sigla BCB no meio, é finalizado com gov.br, que significa ser um site ligado ao Governo Federal do Brasil.
O Banco Central não entra em contato com nenhuma pessoa para tratar de dinheiro esquecido e nem envia links por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram.
App para controle de gastos e notícias sobre finanças
O App do Guia é a solução perfeita para quem busca manter o controle financeiro, conhecer as melhores oportunidades de investimento e estar atualizado com as notícias e tendências do mercado.
Com ele, você pode gerenciar seus gastos de forma eficiente, tomar decisões financeiras e estar preparado para o futuro.
Clique aqui e acesse gratuitamente o nosso App do Guia!