Golpe do Ifood: usuários relatam que sofreram golpes (empresa se posiciona)

17/02/2024

0
FavoritarFavoritar artigo0

Golpe do Ifood: usuários relatam que sofreram golpes e Ifood diz como evitar ciladas de criminosos que se passam por entregadores.

Publicidade

Golpe do Ifood – Reconhecida como uma das plataformas de delivery mais populares do país, o Ifood atrai uma ampla base de usuários. Portanto, sempre que surge algum problema, rapidamente se torna um assunto comum nas redes sociais.

E o chamado “golpe do Ifood” é um tema que vem ganhando notoriedade na Internet, rendendo um considerável número de buscas feitas pelos próprios usuários no Google, além de diversas publicações nas redes sociais, como o X (antigo Twitter).

Usuários relatam que sofreram “golpe do Ifood”

O tipo de golpe mais comum que tem ocorrido com o uso do aplicativo de delivery é aplicado por criminosos que se passam por entregadores.

No esquema fraudulento, durante o pagamento com cartão de crédito, o suposto entregador alega que o cartão não está passando e solicita ao usuário que o insira repetidas vezes.

Dessa forma, eles podem executar o ‘golpe da maquininha’, que tem o potencial de clonar os dados do cartão de crédito, resultando em prejuízos muito maiores do que o valor da compra da refeição pelo app.

Em casos como esse, os criminosos podem criar contas falsas de restaurantes na plataforma de entrega. E, assim, enviar entregadores fictícios para realizar a fraude.

Outra situação relatada por usuários é o do suposto entregador que afirma que não conseguirá entregar por determinada razão e o usuário tem dificuldade para conseguir reembolso.

Nesse caso, o golpe é aplicado no restaurante, que ficará sem o dinheiro quando o Ifood reembolsar o cliente.

O que o Ifood diz sobre golpe em sua plataforma? Quais dicas

Em seu site oficial, o Ifood afirma investir em tecnologias para combater fraudes e, ainda, afirma compreender a existência dos esquemas fraudulentos usando a maquininha no momento do pagamento.

O que acontece é que, depois de passar o cartão na maquininha, o/a entregador diz, por exemplo, que a máquina está sem sinal e passa diversas vezes o cartão do/a cliente, com valores superiores ao do pedido”, explica a empresa.

Diante desse cenário, as recomendações do Ifood para se prevenir do golpe são essas:

1 – Pagar direto pelo aplicativo, já que o pagamento online dentro da plataforma exclui a chance de golpe;

2 – Checar o valor no visor da maquininha antes e acompanhar a mensagem que aparece sobre a transação concluída;

3 – Cuidado com a segunda vez: peça para ver a mensagem na tela da maquininha caso o entregador solicite que passe o cartão novamente.

O Guia do Ex-Negativado alerta que esse tipo de ação golpista pode ocorrer não só em entregas do Ifood, mas em qualquer outro aplicativo. É importante manter a atenção do início ao fim da transação.

Leia também:

Avatar de Victor Freitas

Jornalista com especialização em “técnicas de SEO”, pela Universidade Rock Content; também com cursos concluídos na área de economia e finanças na FGV, como os seguintes: “Como fazer Investimentos 1 e 2”, “Como gastar conscientemente” e “Como organizar o orçamento familiar”. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Contato profissional: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça