Golpe do Ifood: usuários relatam que sofreram golpes (empresa se posiciona)

Golpe do Ifood – Reconhecida como uma das plataformas de delivery mais populares do país, o Ifood atrai uma ampla base de usuários. Portanto, sempre que surge algum problema, rapidamente se torna um assunto comum nas redes sociais.

E o chamado “golpe do Ifood” é um tema que vem ganhando notoriedade na Internet, rendendo um considerável número de buscas feitas pelos próprios usuários no Google, além de diversas publicações nas redes sociais, como o X (antigo Twitter).

Usuários relatam que sofreram “golpe do Ifood”

O tipo de golpe mais comum que tem ocorrido com o uso do aplicativo de delivery é aplicado por criminosos que se passam por entregadores.

No esquema fraudulento, durante o pagamento com cartão de crédito, o suposto entregador alega que o cartão não está passando e solicita ao usuário que o insira repetidas vezes.

Dessa forma, eles podem executar o ‘golpe da maquininha’, que tem o potencial de clonar os dados do cartão de crédito, resultando em prejuízos muito maiores do que o valor da compra da refeição pelo app.

Em casos como esse, os criminosos podem criar contas falsas de restaurantes na plataforma de entrega. E, assim, enviar entregadores fictícios para realizar a fraude.

Outra situação relatada por usuários é o do suposto entregador que afirma que não conseguirá entregar por determinada razão e o usuário tem dificuldade para conseguir reembolso.

Nesse caso, o golpe é aplicado no restaurante, que ficará sem o dinheiro quando o Ifood reembolsar o cliente.

O que o Ifood diz sobre golpe em sua plataforma? Quais dicas

Em seu site oficial, o Ifood afirma investir em tecnologias para combater fraudes e, ainda, afirma compreender a existência dos esquemas fraudulentos usando a maquininha no momento do pagamento.

O que acontece é que, depois de passar o cartão na maquininha, o/a entregador diz, por exemplo, que a máquina está sem sinal e passa diversas vezes o cartão do/a cliente, com valores superiores ao do pedido”, explica a empresa.

Diante desse cenário, as recomendações do Ifood para se prevenir do golpe são essas:

1 – Pagar direto pelo aplicativo, já que o pagamento online dentro da plataforma exclui a chance de golpe;

2 – Checar o valor no visor da maquininha antes e acompanhar a mensagem que aparece sobre a transação concluída;

3 – Cuidado com a segunda vez: peça para ver a mensagem na tela da maquininha caso o entregador solicite que passe o cartão novamente.

O Guia do Ex-Negativado alerta que esse tipo de ação golpista pode ocorrer não só em entregas do Ifood, mas em qualquer outro aplicativo. É importante manter a atenção do início ao fim da transação.

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