Golpes na Black Friday: veja como fugir de ciladas durantes as compras

É comum que criminosos tentem aplicar golpes na Black Friday, em razão da alta procura dos consumidores por produto que buscam, em muitos casos, durante todo o ano. Com isso, ofertas com preço baixo chamam a atenção. No entanto, não podem causar descuidos. Saiba como fugir de ciladas aqui no Guia do Ex-Negativado.

Qual é a data da Black Friday em 2022?

Anualmente, o evento de descontos e promoções no varejo ocorre na última sexta-feira do mês de novembro.

Isso porque, a Black Friday segue uma tradicional norte-americana e é realizada anualmente após o feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos, este que é marcado para a última quinta-feira de novembro.

Portanto, em 2022 o evento mais aguardado pelos consumidores vai acontecer no dia 26 de novembro.

Golpes na Black Friday: como fugir de ciladas durante o período de descontos?

Listamos algumas dicas que vão te auxiliar a fazer compras em segurança não só durante a Black Friday, mas em todo o ano. Confira:

Preço baixo demais? Confira se a loja é confiável

Muitos consumidores são atraídos por preços baixos. Porém, mesmo em um evento de promoções e descontos é importante saber desconfiar de supostas oportunidades.

Para isso, é fundamental ter atenção com o site onde comprará. Verifique a URL (link ou endereço). Somente links que começam com HTTPS são seguros. Também é necessário aparecer um símbolo de cadeado fechado.

O site Registro BR é mais uma opção para verificar a veracidade de um domínio, pois nele é mostrada toda a documentação da loja em questão. Por fim, consulte o nome da loja no Reclame Aqui.

Golpes na Black Friday: como fugir de ciladas durante o período de descontos?
Golpes na Black Friday: como fugir de ciladas durante o período de descontos? (Foto: Canva Pro)

Procure ofertas em plataformas oficiais e confiáveis. Não em redes sociais

A recomendação é de buscar ofertas nas plataformas oficiais das lojas. Caso queira fazer uma compra, por exemplo, na Amazon, procure pelo site oficial ou no aplicativo. O mesmo serve para qualquer loja.

Nas redes sociais, qualquer golpista pode divulgar uma loja falsa mesmo que se pareça com o site oficial. Para esse tipo de situação, faça a verificação do link, como citado antes.

Tenha atenção aos boletos enviados por e-mail

Comprou um produto por boleto e recebeu o documento por e-mail? Tenha calma antes de pagar.

Caso não tenha plena confiança na loja, uma possibilidade para saber se o boleto é verídico é por meio do site Busca Banco, do Banco Central, para consultar se o número inicial do código é o mesmo do banco emissor. Também confira se no boleto há o CPF ou CNPJ do pagador e o seu CPF.

Uso do cartão de crédito

Para compras online com mais segurança, o consumidor pode optar por:

  • Usar o cartão virtual disponível no aplicativo – que funciona para apenas uma compra;
  • Não salvar dados no site de compras; ou
  • Usar duplo fator de identificação para acesso aos seus aplicativos de pagamentos.

Entre para o grupo VIP do Guia do Ex-Negativado e receba dicas para melhorar sua relação com o dinheiro. Tenha ainda novidades, promoções e muito mais!

Clique aqui e acesse gratuitamente o nosso grupo VIP no WhatsApp!

Deixe um comentário

plugins premium WordPress