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O Google Meu Negócios é uma boa forma de começar ou ampliar o seu faturamento com a fotografia e também construir o seu portfólio, pois esse serviço do Google vai te ajudar a conseguir clientes próximos a você.
Geralmente, os pequenos negócios, sejam eles comércios ou empresas de serviços, são muito carentes em estratégias e ações de marketing digital, seja para fazer a fotografia dos seus produtos, divulgar o seu negócio ou até mesmo para organizar e gerenciar suas redes sociais.
E é nesse momento que, se você aprender a trabalhar com o Google Meu Negócio, as oportunidades vão surgir.
E sabe o que é melhor? O Google Meu Negócio é gratuito!
Mas afinal, o que é o Google Meu Negócio?
O Google Meu Negócio é uma plataforma onde você pode cadastrar informações sobre a sua empresa, seja uma loja física ou serviços profissionais, como a fotografia, para que seus clientes te encontrem com mais facilidade.
Assim que você se cadastra na plataforma, o Google marca sua localização no Google Maps, ou seja, divulga o endereço que você informar no seu cadastramento.
A partir daí, quando alguém que esteja próximo da sua localização procurar por serviços de fotografia, por exemplo, o seu perfil será mostrado, com destaque, nas pesquisas.
Veja um exemplo na imagem abaixo.
Certamente, você já se deparou com esse tipo de anúncio quando fez alguma pesquisa no Google.
E quais os principais benefícios de se cadastrar na plataforma?
Uma das principais preocupações de um empreendedor é como conseguir atrair mais clientes para o seu negócio, não é mesmo?
Sendo assim, posicionar bem seu negócio no Google é fundamental, afinal, é para lá que todo mundo vai correndo quando precisa encontrar um serviço que está buscando ou um produto que quer comprar.
Mas aparecer na primeira página do Google não é um trabalho fácil e muito menos barato, já que é preciso conhecer muito bem de estratégias de marketing, como SEO e anúncios pagos.
Portanto, poder usar, GRATUITAMENTE, o Google Meu Negócios para conquistar clientes dentro da sua vizinhança, já é, sem dúvidas, um ótimo primeiro passo.
O cadastro nessa plataforma vai aumentar a sua exposição digital, facilitando que as pessoas encontrem seus serviços.
Além disso, vários outros sites parceiros do Google também usam essas informações o que aumenta ainda mais a divulgação do seu negócio de fotografia.
Entenda a importância de aparecer no Google
Durante o processo de decisão, antes de uma compra, é muito comum que as pessoas pesquisem no Google sobre o produto ou serviço que elas querem.
Uma das buscas mais comuns e que cresceu 6 vezes nos últimos 2 anos inclui as palavras “posso/comprar” e “perto de mim”.
As pessoas que usam esses termos na pesquisa esperam que o Google indique empresas e estabelecimentos onde elas possam conseguir o que procuram.
Mas se o seu negócio não está cadastrado no Google Meu Negócio fica praticamente impossível o Google te recomendar para alguém.
Funciona também como uma prova social
Esse é um dos gatilhos mentais mais poderosos do Marketing Digital.
Portanto, quando você está cadastrado no Google e aparece nas pesquisas, os seus clientes poderão avaliar o seu trabalho e deixar comentários sobre a experiência deles, quanto ao seu atendimento e qualidade profissional.
Isso gera prova social, pois se muitas pessoas falarem que o que você oferece é bom, quem está pesquisando tende a levar isso em consideração e vai facilitar bastante na conquista de novos clientes.
E como fazer para se cadastrar no Google Meu Negócio?
O procedimento é bastante simples e caso ainda tenha dúvidas, basta uma pesquisa rápida no Youtube e você vai encontrar vários tutoriais detalhados.
Mas vai aqui um passo a passo que pode lhe ajudar:
- Acesse o site e faça login com sua conta do Google.
- Insira os dados de sua empresa, incluindo nome, tipo de negócio, site e categoria.
- Adicione o endereço e verifique a propriedade da empresa por telefone.
- Personalize o perfil do seu negócio adicionando informações como serviços, horário de funcionamento, descrição e fotos.
- Você também pode optar por permitir mensagens dos clientes e explorar opções de publicidade paga.
- Ao concluir todas as etapas, seu cadastro estará pronto para uso.
Construa um perfil diferenciado!
Adicione o máximo de informações e mídia que puder, incluindo uma foto sua ou do seu estúdio (se você tiver) ou ainda um belo logotipo do seu perfil, a área que você atende e seus horários.
Informe também o dia e ano em que você abriu e um número de telefone público e também o endereço do seu site (é muito importante ter um e também é bastante simples e muito barato de fazer, mas abordaremos esse assunto em outro post).
Conselhos que você deve seguir
- Coloque várias fotos dos seus trabalhos, ou se você ainda está começando, coloque várias fotos pessoais que você tenha feito.
De acordo com o Google, as empresas com fotos obtêm 35% mais cliques em seus sites e 42% mais solicitações de instruções de direção no Google Maps.
- As fotos devem ter pelo menos 720 pixels de largura por 720 pixels de altura e arquivos JPG ou PNG.
- Coloque uma bela foto de capa. Sua foto de capa é uma das mais importantes, pois aparece na frente e no centro da sua ficha.
- Coloque uma bela foto de perfil. Sua foto de perfil é o que aparece quando você faz upload de novas fotos, vídeos ou resenhas em comentários.
Junto com seu perfil e fotos de capa, você pode e deve carregar outras fotos para tornar sua listagem mais informativa e envolvente.
Vídeos do Google Meu Negócio
Você também pode adicionar vídeos. Os vídeos devem ser:
- 30 segundos ou menos
- 100 MB ou menor
- Resolução de 720p ou superior
Os vídeos podem adicionar alguma variedade ao seu perfil e fazer você se destacar entre outras empresas em sua categoria; no entanto, não se preocupe se não tiver nenhuma – ao contrário das fotos, elas não são “obrigatórias”.
A propaganda é a alma do negócio
O ditado popular “A propaganda é a alma do negócio” pode soar como um clichê, mas sua essência continua mais verdadeira do que nunca. À medida que o mundo avança em direção à era digital, essa verdade ganha uma nova dimensão de importância.
Hoje em dia, uma presença digital robusta é não apenas desejável, mas essencial para o sucesso de qualquer empreendimento.
Sem um planejamento estratégico sólido e uma compreensão profunda das ferramentas e técnicas do marketing digital, corremos o risco não apenas de ficar para trás, mas de nos tornarmos irrelevantes em um mercado cada vez mais competitivo.
A rápida evolução tecnológica e a crescente dependência das plataformas digitais transformaram a forma como os consumidores interagem com as marcas.
Não basta mais apenas oferecer um bom produto ou serviço; é crucial comunicar eficazmente seus valores, diferenciais e benefícios de forma atraente e relevante para o seu público-alvo.
Nesse contexto, compreender e dominar as principais ferramentas e estratégias do marketing digital torna-se imperativo.
Desde a otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) até o uso inteligente das redes sociais, passando pela análise de dados e o marketing de conteúdo, cada aspecto do marketing digital desempenha um papel vital na construção de uma presença online sólida e no engajamento efetivo dos clientes.