Governo anunciou que restrições da Rússia à importação de carne bovina serão suspensas

Na última sexta-feira, o governo federal divulgou a suspensão das restrições da Rússia à importação de carne bovina do Brasil exportada do estado do Pará. As limitações foram estabelecidas em março, após a identificação de um caso não comum de encefalopatia espongiforme bovina (vaca louca) em Marabá, sul do estado, no dia 22 de fevereiro.

Comunicado do governo

Por meio de um comunicado, o governo enfatizou que a suspensão das limitações impostas pela Rússia, juntamente com a retomada do mercado das Filipinas em vinte e oito de março, simboliza a completa normalização do comércio de carne bovina com a Rússia.

Em 1º de março, o país adotou uma proibição à importação de carne proveniente de animais com mais de 30 meses abatidos no estado do Pará.

Sem ameaça à saúde pública

O governo federal esclareceu que, ao contrário da variedade clássica da encefalopatia espongiforme bovina, a forma atípica ocorre naturalmente no rebanho e não representa ameaça à saúde pública.

No ano de 2022, as exportações de carne bovina para a Rússia alcançaram cerca de US$ 165 milhões, com a remessa de vinte e quatro mil toneladas do produto.

Já as Filipinas figuraram como o sexto destino das exportações para as carnes bovina brasileira, atingindo o valor de 275 milhões de dólares durante o mesmo período.

Governo brasileiro informou que o Ministério das Relações Exteriores (MRE) continuarão agindo desde o ocorrido no Pará para evitar o fechamento indevido de mercados.

Siga-nos no Google Notícias! Google Notícias – Guia do Ex-Negativado – Direitos e Benefícios.

Visite o Guia do Ex Negativado e conheça as melhores notícias acerca do mundo financeiro para se manter informado!

Deixe um comentário