Como funciona o saque de benefício INSS e o resgate do FGTS após falecimento

11/04/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Como fica o saque de benefício do INSS após o falecimento do beneficiário? Saiba tudo sobre essa questão e quem pode resgatar.

Publicidade

O saque de benefício após falecimento de beneficiário do INSS é possível, mas possui regras que devem ser observadas pelos familiares. Em caso contrário, o resgate dos valores pode constituir uma fraude à Previdência Social.

Confira no Guia do Ex-Negativado quem pode sacar os benefícios e como funciona o procedimento. Também, saiba como funciona o saque do FGTS de pessoa que faleceu e saiba como ficam os dependentes financeiros e os herdeiros dela.

Como funciona o saque do benefício após falecimento de beneficiário do INSS?

Quando uma pessoa que recebia benefícios do INSS – seja aposentadoria, pensão por morte ou auxílios por incapacidade – falece, seus dependentes financeiros podem receber os valores não recebidos por ele em vida.

Por exemplo, este é o caso dos benefícios que ainda estão em análise e que teriam pagamento retroativo. Igualmente, dos que estão em processamento e que já eram de direito do cidadão antes de ele falecer.

Todavia, a família não pode simplesmente realizar o saque do benefício após o falecimento do familiar. Caso isso ocorra sem a autorização do INSS, corresponderá a uma fraude e poderá gerar sérias consequências.

Por isso, é necessário que haja, primeiramente, a comunicação do cartório civil ao INSS sobre o falecimento. Somente depois disso é possível solicitar o saque, que não pode ocorrer automaticamente, mas sempre sob a anuência da Previdência Social.

Quando e como é possível sacar o benefício de quem faleceu?

Caso existam dependentes financeiros, eles primeiramente devem solicitar a pensão por morte. Depois da concessão dela, então, é possível solicitar ao INSS a autorização para o saque do benefício após falecimento.

Neste caso, o pedido ocorre dentro do portal Meu INSS. Basta acessá-lo, clicar na opção de requerimentos e buscar por “emissão de pagamento não recebido”.

Por outro lado, caso não existam dependentes para pensão por morte, os herdeiros deverão solicitar o saque. Para tanto, devem apresentar ao INSS um alvará judicial para resgate ou, então, o documento de partilha ou inventário.

Pensão por morte: guia completo para saber quem tem direito e como solicitar

E o resgate do FGTS de falecido, como fica?

Caso o cidadão que faleceu tenha valores nas contas de Fundo de Garantia, seus dependentes ou herdeiros também poderão resgatá-los. No caso de dependentes habilitados no INSS, o saque ocorre pelo aplicativo FGTS de maneira simples.

Contudo, caso não existam dependentes, mas apenas herdeiros, o saque também depende da apresentação de um alvará ou do inventário, da mesma forma que o saque do benefício previdenciário após falecimento.

Para saber mais sobre os direitos dos herdeiros e outras informações sobre benefícios e finanças, acompanhe o App do Guia. Ele traz, todos os dias, notícias fresquinhas e relevantes para sua vida financeira.

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça