Call us now:
O IBGE apontou uma queda na taxa de desemprego no Brasil entre 2021 a 2022, chegando à casa de 9,3% no segundo trimestre deste ano, período em que mede os meses de abril a junho.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é o principal órgão coletor de dados e estatísticas no país, sendo responsável por mostrar a realidade média dos brasileiros em determinados períodos.
Queda no desemprego em 2022 é registrada
Os dados da Pesquisa Nacional da Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgados pelo IBGE, os resultados são semelhantes aos obtidos pela pesquisa do Projeções Broadcast, que estimou uma taxa entre 9% a 9,8%.
O número de desempregados no Brasil sofre uma queda de cerca de 5% em relação ao mesmo período do ano de 2021, quando a pandemia de Covid-19 ainda gerava grandes problemas para a economia em diversos setores do país, resultando em perda de empregos e fechamento de empresas.
Entre abril a junho de 2021, o registro do IBGE apontava uma taxa de desemprego na casa dos 14,2%.
Renda média do trabalhador brasileiro com carteira assinada
A pesquisa também aponta qual é o valor médio recebido pelos trabalhadores brasileiros que possuem emprego formal.
Segundo a Pnad, a renda média real do trabalho foi de R$ 2.652,00 no segundo trimestre de 2022, apresentando, no entanto, uma queda de 5,1% em relação ao mesmo período do ano de 2021.
A título de comparação, a cesta básica no país vem sofrendo aumento a cada mês, inclusive ultrapassando a casa dos R$ 770,00 na cidade de São Paulo, como exemplo.