Impacto das mudanças climáticas na vida dos brasileiros: mais pobres serão mais afetados?

Uma pesquisa no DataFolha ouviu a opinião das pessoas acerca do impacto das mudanças climáticas na vida das pessoas. Foram mais de 2.000 pessoas ouvidas em mais de 120 municípios ao redor do Brasil. Confira o resultado dessa pesquisa no texto a seguir.

Aquecimento global e seus impactos

O aquecimento global refere-se a alterações sustentadas nos padrões climáticos e na temperatura.  Embora tais mudanças possam ocorrer naturalmente, a principal causa desde o século 18 tem sido a atividade antropogênica, particularmente a combustão de combustíveis fósseis, incluindo carvão, petróleo e gás, que emitem gases que retêm o calor.

As principais consequências dessas ações são:

  • Temperaturas mais elevadas
  • Tempestades mais intensas
  • Maior índice de secas
  • Oceanos aquecidos e subindo
  • Perda de espécies
  • Falta de comida
  • Maiores riscos à saúde

Resultado da pesquisa

Enquanto cerca de 90% dos brasileiros acreditam que irão sofrer com os impactos do aquecimento global, 95% da população acredita que o impacto será maior para as pessoas de baixa renda. Veja agora os outros resultados.

Impactos na vida pessoal

Quando se trata da preocupação desses impactos na vida pessoal, o índice de preocupação dos homens é consideravelmente menor (62%) quando comparado aos das mulheres (70%).

Nesse balanço, de maior preocupação com esses impactos, 69% das respostas foram realizadas por pessoas pretas ou pardas, em comparação a 61% entre as pessoas brancas.

Impactos na população mais pobre

A grande maioria dos entrevistados (82%) consideram que a população de baixa renda será mais prejudicada pelas ações das mudanças climáticas, enquanto somente uma minoria (18%) acredita que a parcela mais rica será afetada da mesma forma.

Conclusão dos dados

Com base nesses dados, podemos concluir que a maioria dos brasileiros acredita que as mudanças climáticas terão um impacto significativo em suas vidas. Além disso, a população em geral tem consciência de que aqueles que têm menor renda serão mais afetados do que aqueles que são mais ricos.

Enquanto as mulheres e as pessoas negras ou pardas estão mais preocupadas do que os homens e as pessoas brancas em relação aos impactos das mudanças climáticas em suas vidas pessoais.

Por fim, destaca-se a necessidade de políticas públicas para minimizar os impactos do aquecimento global e cabe também às pessoas, como sociedade, tomar medidas que possam ajudar a combater o problema antes que seja tarde demais.

Siga-nos:https://news.google.com/publications/CAAqBwgKMNq2vgsw59HVAw?hl=pt-BR&gl=BR&ceid=BR:pt-419

Visite o Guia do Ex Negativado e conheça as melhores notícias acerca do mundo financeiro para se manter informado!

Deixe um comentário

plugins premium WordPress