Índice de Confiança Empresarial do FGV subiu, mas retomada econômica ainda não é garantida

05/04/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

O Índice de Confiança Empresarial do FGV subiu em março 2,2 pontos, indicando uma melhora das expectativas para os meses seguintes.

Publicidade

Em março, o Índice de Confiança Empresarial do FGV IBRE subiu, apresentando uma alta de 2,2 pontos, atingindo o patamar de 91,4 pontos. Embora ainda esteja abaixo do nível neutro de 100 pontos, é o maior registro desde novembro de 2022.

A média móvel trimestral também interrompeu a sequência de cinco quedas consecutivas, subindo 0,2 ponto no mês.

Apesar do aumento da incerteza econômica em março, na maioria relacionado ao risco de crise bancária nos EUA e na Europa, há uma redução do pessimismo das empresas brasileiras em relação ao segundo semestre do ano.

Motivos da melhora

As expectativas melhoraram, especialmente em relação aos próximos seis meses, e a Indústria, sendo o primeiro setor a registrar desaceleração no ano passado, apresenta agora expectativas mais favoráveis.

A alta da confiança empresarial em março foi determinada principalmente pela melhora das expectativas em relação aos meses seguintes.

O Índice de Expectativas (IE-E) subiu 5,1 pontos, atingindo o maior nível desde outubro de 2022, enquanto o Índice da Situação Atual Empresarial (ISA-E) subiu apenas 1,0 ponto.

Retomada econômica ainda está longe

Embora os setores de Serviços, Indústria e Comércio tenham apresentado aumento nos índices de confiança, a confiança da Construção permaneceu estável.

Em março, a confiança empresarial subiu em 61% dos 49 segmentos integrantes do ICE, representando uma disseminação ligeiramente inferior à observada no mês anterior.

Apesar da alta na confiança empresarial em março, isso ainda não é garantia de retomada econômica.

As sondagens empresariais do FGV IBRE retratam um cenário ainda fraco de atividade econômica ao final do primeiro trimestre de 2023 para os segmentos cíclicos da economia.

A melhora das expectativas pode ser um sinal de otimismo por parte dos empresários, mas é preciso que haja uma efetiva recuperação econômica para que essa confiança se traduza em resultados concretos para a economia como um todo.

Se você está buscando informações relevantes e confiáveis sobre finanças, o Guia do Ex Negativado é o lugar certo para você! Acesse agora!

Avatar de Júlia Almeida

Redatora profissional e especialista em marketing digital. Estou no mercado de conteúdos digitais há mais de 3 anos e possuo vários textos em sites renomados.

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça