Call us now:
A inflação acumulada de 2022 foi novamente acima da meta estipulada como ideal e gera prejuízos no bolso dos consumidores. Entenda aqui no Guia do Ex-Negativado a porcentagem do IPCA e quais são seus impactos para o ano de 2023.
Inflação acumulada de 2022
IPCA é a sigla para Índice Nacional de Preços ao consumidor amplo, com dados que são colhidos e divulgados pelo IBGE mês após mês.
De janeiro a dezembro de 2022, a inflação oficial do país fechou em 5,79%, estourando a meta pelo segundo ano consecutivo.
A expectativa do Banco Central era de uma inflação de 3,50% no ano passado, com intervalo de tolerância de 1,5% para mais. Ou seja, era aceitável até 5%.
Crise hídrica, energia elétrica e combustíveis por alta do dólar e demanda global por petróleo foram somente alguns dos motivos principais que puxam a fila dos problemas de 2022 no Brasil.
Qual o impacto da inflação de 2022 no ano de 2023?
Em resumo, o aumento na inflação faz com que o dinheiro guardado sem um rendimento anual acima de 5,79% tenha seu valor real reduzido.
Como exemplo real, quem recebia R$ 3.000 em 2010, em 2023 precisaria receber R$ 5.313,63 para manter o padrão de compra. Isso porque, nesse período o IPCA acumulado de 12 anos é de 77%.
Esse é o risco real da inflação alta.
A inflação acumulada de um ano pode ter um impacto significativo no ano seguinte. Isso porque, ela pode afetar os preços dos bens e serviços, o nível de emprego e o rendimento das pessoas, bem como a taxa de juros e a confiança dos consumidores e dos investidores.
Além disso, a inflação acumulada pode levar a medidas de política econômica restritivas, como aumentos nas taxas de juros, o que pode desacelerar o crescimento econômico.
Segundo promessas do presidente da República, Lula (PT), e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), não será esse o caso. Entretanto, o cenário já é de pessimismo para a inflação de 2023, com tendência de ficar acima da meta mais uma vez.
Por outro lado, aqueles com investimentos atrelados à própria inflação podem se beneficiar, como o Tesouro Direto IPCA+.
App para controle de gastos e notícias sobre finanças
O App do Guia é a solução perfeita para quem busca manter o controle financeiro, conhecer as melhores oportunidades de investimento e estar atualizado com as notícias e tendências do mercado.
Com ele, você pode gerenciar seus gastos de forma eficiente, tomar decisões financeiras e estar preparado para o futuro.
Clique aqui e acesse gratuitamente o nosso App do Guia!