INSS e aposentadoria: 3 de 4 pedidos do trabalhador são negados pelo robô; o que fazer?

21/10/2022

0
FavoritarFavoritar artigo0

Entenda porque 3/4 dos pedidos de aposentadoria ao INSS são negados e o que fazer nesses casos para garantir seus direitos!

Publicidade

INSS e aposentadoria- Você sabia que 3/4 dos pedidos feitos à Previdência são negados automaticamente? Aliás, não raro isso ocorre mesmo que o cidadão tenha direito ao benefício.

Isso acontece por uma série de questões, todas relacionadas ao sistema automatizado da Previdência Social. Ele se vale de inteligência artificial (IA) e se baseia em informações ali presentes e em padronizações.

Portanto, mesmo que você tenha seu pedido negado, saiba que isso não significa, necessariamente, que realmente não tinha direito a ele. Acompanhe o Guia do Ex-Negativado e saiba o que fazer.

INSS e aposentadoria: quais são os principais motivos das negativas?

Em geral, a ausência de concessão da aposentadoria pelo robô da Previdência tem relação direta com a existência de informações incompletas dentro do sistema.

Isto é, é possível que ele não conte com todos os dados que comprovariam que o cidadão realmente tem direito à aposentadoria.

Portanto, nesse caso, cabe ao trabalhador apresentar a documentação. Ela envolve uma série de documentos, como carnês de contribuição, CTPS, contratos de trabalho e holerites.

Quanto mais completa a documentação, maiores as chances de obter a aposentadoria pelo INSS.

Portanto, antes de realizar o pedido analise quais são as informações existentes dentro do sistema. Confira se todos os seus vínculos estão devidamente anotados e corrija informações incompletas ou incorretas.

Desconsideração de condições especiais

Outro motivo que pode levar à negativa da aposentadoria pelo INSS é a desconsideração de condições especiais. Por exemplo, o tempo de trabalho em exposição a elementos insalubres ou perigosos.

Portanto, cabe ao trabalhador indicar o tipo de aposentadoria que busca, assim como juntar o máximo de informações que comprovem suas condições especiais.

Nesse caso, além dos contratos e outros documentos que vimos acima, apresentar o PPR (Perfil Profissiográfico Previdenciário) também é uma boa ideia.

INSS e aposentadoria
INSS e aposentadoria – Foto: Canva

Outros cuidados

Além disso, saiba que é comum que o pedido de aposentadoria no INSS seja analisado da maneira mais básica. Isto é, pelo benefício mais básico, o que nem sempre é a realidade.

Por exemplo, o trabalhador pode ter direito à aposentadoria por idade, mas ter seu pedido analisado de acordo com a aposentadoria por tempo de contribuição. Por isso, atenção no momento de encaminhar a solicitação!

O que fazer se o INSS negar a aposentadoria?

Nesse caso o cidadão pode entrar com um recurso administrativo perante o próprio INSS. Ao fazê-lo, lembre-se de apresentar toda a documentação que comprova seu direito ao benefício.

Por outro lado, também é possível ajuizar uma ação na Justiça Federal. Ela pode ser ajuizada antes ou depois do recurso administrativo, sendo que este não é uma condição para aquela.

 

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça