,

O INSS Está em Greve e Benefícios Vêm Sendo Afetados; Acompanhe

12/08/2024

0
FavoritarFavoritar artigo0

A paralisação continua e o INSS está em greve ainda, afetando benefícios como aposentadorias, BPC, pensões e outros mais.

Publicidade

O INSS está em greve, e essa situação tem sido frequentemente buscada na Internet, refletindo a crescente preocupação da população. A notícia para hoje é que a paralisação dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) continua sem previsão de término.

A reunião de negociações realizada na última sexta-feira (9) entre o INSS e seus servidores terminou sem avanços significativos, o que prolonga ainda mais a paralisação iniciada em 10 de julho de 2024.

O cenário, obviamente, gera uma série de preocupações para a população que depende dos serviços do órgão, especialmente em relação à concessão de benefícios e atendimentos presenciais.

Veja ainda:

O INSS está em Greve e Deve Continuar

De acordo com a Folha de São Paulo, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) apresentou uma proposta de reestruturação das carreiras dentro do INSS, que inclui um reajuste salarial de 33% até 2026.

Contudo, os servidores têm até o dia 16 de agosto para dar uma resposta a essa proposta.

De acordo com o MGI, o que foi apresentado visa garantir um ganho acumulado de 28,3% para os servidores de níveis superior e intermediário e de 24,8% para os de nível auxiliar.

Apesar dessa oferta, Thaize Antunes, diretoria da Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps) já sinalizou que a proposta será rejeitada, mantendo a greve do INSS firme e com potencial de expansão.

Como a Greve do INSS Afeta a População?

A paralisação do INSS tem impactos diretos na vida de milhões de brasileiros.

Entre os serviços mais prejudicados estão a análise e concessão de benefícios como aposentadorias, pensões e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Além disso, atendimentos presenciais (exceto perícias médicas) também estão sendo impactados.

Segundo os sindicatos, o INSS está em greve e mais de 400 agências estão completamente fechadas ou operando de forma parcial em 23 estados e no Distrito Federal.

INSS Está em Greve: Auxílio-Doença Prejudicado?

Ontem (11), o Estadão relatou o caso de um homem que vinha enfrentando dificuldades desde 13 de junho para atualizar o cadastro de sua esposa no INSS, após o casamento e a consequente mudança de nome dela.

Apesar de ter entregue todos os documentos necessários na agência do INSS da Água Rasa, em São Paulo, o cadastro permaneceu “em análise” por vários dias, o que impediu que a esposa recebesse o auxílio-doença a que tinha direito.

“Sinceramente não consigo entender como uma simples operação, atualizar o cadastro, com todos os documentos já entregues, pode demorar tanto, e por conta desta situação minha esposa não consegue acessar os pagamentos dos três meses de benefício a que tem direito (…)”, dizia o homem.

Após o contato do jornal com o INSS, o homem finalmente recebeu uma resposta mais clara.

O órgão informou que o cadastro foi atualizado conforme os documentos apresentados e orientou a esposa a solicitar a “Emissão de Pagamento não Recebido” através do site ou aplicativo Meu INSS para recuperar os valores atrasados.

Posteriormente, o homem confirmou que a atualização foi concluída e que estava em processo de solicitar os pagamentos devidos.

Não se sabe ao certo se o caso tem relação direta com a greve do INSS.

As Principais Reivindicações dos Grevistas

Os servidores do INSS, em greve desde julho, têm como principais demandas o reajuste salarial e a valorização da carreira de técnico do Seguro Social.

Segundo afirmam, a greve é uma forma de pressionar o governo a rever a reestruturação das carreiras proposta e garantir melhorias que realmente façam diferença para os trabalhadores.

A diretora da Fenasps, criticou a proposta do governo, afirmando que as alterações sugeridas na tabela salarial não trazem um impacto financeiro significativo.

Ela afirma que o governo colocou um ultimato para que a resposta seja dada até a próxima sexta-feira (16), mas já adiantou que a proposta será rejeitada pela categoria.

O INSS Está em Greve, Mas o Que o Governo Propôs na Prática?

A proposta do governo inclui um reajuste salarial de 33% até 2026.

No entanto, como já adiantado, os servidores consideram essa oferta insuficiente, pois ela não aborda de maneira satisfatória a reestruturação das carreiras, um ponto que consideram central para a valorização profissional e para o bom funcionamento do INSS.

A greve dos servidores do INSS é, portanto, uma estratégia de pressão para que o governo vá além do simples reajuste salarial e atenda às suas demandas por uma reestruturação que valorize suas carreiras.

Eles argumentam que a melhoria nas condições de trabalho e o reconhecimento adequado de suas funções são essenciais para a eficiência e qualidade dos serviços prestados pelo órgão.

Veja também:

INSS Está em Greve: Consequências e Expectativas

Com a greve do INSS em andamento e a proposta do governo sendo contestada, a expectativa é que novas rodadas de negociações aconteçam.

Porém, até que um acordo satisfatório seja alcançado, a paralisação tende a se intensificar, podendo atrapalhar os segurados do INSS.

Enquanto isso, a população que depende dos serviços do INSS precisa estar ciente dos atrasos e buscar alternativas para resolver pendências urgentes, uma vez que a greve do INSS ainda não tem previsão de término.

O cenário coloca em evidência a importância de uma solução que atenda tanto as necessidades dos servidores quanto os direitos dos segurados, a fim de evitar prejuízos à sociedade.

Avatar de Aline Mota

Jornalista, com 18 anos de experiência nas áreas de Comunicação Corporativa de empresas nacionais e multinacionais e produtoras de conteúdo. Formada pela Universidade Bandeirante de São Paulo e pós graduada pela ESPM, Escola de Propaganda e Marketing. Apresentadora do canal de Finanças pessoais, Guia do Ex Negativado, mãe, dona de casa, profissional e apaixonada pela educação financeira. Acredita que com informação e mudança de atitude, é possível encontrar equilíbrio e ter sucesso financeiro. Produziu conteúdos para a Febraram e B3, participou de palestras do Gustavo Cerbasi, maior referência em educação financeira do Brasil.

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa