Restaurante em São Paulo utiliza ChatGPT como especialista em vinhos

16/04/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Inteligência artificial, Sommelier virtual, ferramenta desenvolvida pela empresa Atena, que utiliza o ChatGPT em um restaurante em São Paulo.

Publicidade

Restaurante em São Paulo com ChatGPT – O restaurante Tasca da Esquina, em São Paulo, está usando inteligência artificial para sugerir opções de vinhos que harmonizem com os pratos escolhidos pelos clientes.

A ferramenta, chamada de “sommelier virtual”, foi desenvolvida pela empresa Atena, que fornece softwares para restaurantes, e utiliza o ChatGPT como consultor.

O sistema funciona por meio de APIs, que permitem a comunicação entre a plataforma de pedidos e o ChatGPT.

Os clientes podem escolher entre algumas opções de vinho associadas a cada prato, além de quatro faixas de preço diferentes.

O ChatGPT apresenta então três rótulos finais para o cliente escolher. O Tasca da Esquina se considera pioneiro ao implementar essa tecnologia.

Restaurante em São Paulo com ChatGPT: Prós e contras

Paulo Brammer, um dos fundadores da escola Eno Cultura, visitou o restaurante Tasca da Esquina para avaliar as sugestões de vinho do sommelier virtual ChatGPT.

Ele elogiou a facilidade de uso da ferramenta, mas afirmou que algumas combinações deixaram a desejar, especialmente quando os pratos pedidos apresentavam sabores opostos.

Brammer apontou que a falta de personalização dos pratos pode ser um problema na hora de encontrar as sugestões mais adequadas.

Ele também destacou que o ChatGPT não considerou a presença de hortelã no tempero de uma paleta de cordeiro, sugerindo um vinho tinto em vez de um cabernet ou um vinho com notas de eucalipto, ou mentol.

Para Brammer, a solução seria um rosé mais encorpado com um toque de madeira para acompanhar pratos com sabores opostos.

Contato humano insubstituível?

O sommelier Paulo Brammer, fundador da Eno Cultura, avaliou a ferramenta ChatGPT em uma visita ao restaurante Tasca da Esquina.

Ele elogiou a facilidade de uso da inteligência artificial, mas apontou que as sugestões nem sempre foram adequadas, especialmente em casos de pratos com ingredientes específicos ou combinações mais complexas.

Brammer também criticou a falta de personalização nas descrições dos vinhos sugeridos pelo ChatGPT e destacou a importância da conexão entre o produtor e o consumidor feita por um sommelier de verdade.

Ele acredita que a ferramenta não conseguirá substituir essa relação única entre o sommelier e o cliente. O Tasca da Esquina tem duas unidades em São Paulo, um Jardim Paulista e outra em Pinheiros.

Avatar de Júlia Almeida

Redatora profissional e especialista em marketing digital. Estou no mercado de conteúdos digitais há mais de 3 anos e possuo vários textos em sites renomados.

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça