Investir em ações vale a pena? Conheça detalhes e veja se é para você

Com a Selic atingindo um patamar elevado, atualmente em 13,75%, o mercado tem olhado para investimentos de Renda Fixa com mais frequência. Mas será que investir em ações vale a pena? Entenda mais sobre o assunto e tire suas conclusões.

O que são ações? Veja as características do ativo

Antes de mais nada, é necessário entender do que estamos falando. Ações representam uma pequena fração do capital social de uma empresa que se lança na Bolsa de Valores.

Para ter ações no mercado, a empresa deve fazer sua “estreia” na Bolsa, o que é a chamada IPO, abrindo seu capital social investidores adquirirem pequenas porcentagens.

Por possuir uma ação, o acionista em questão passa a se tornar um dos sócios da companhia. Portanto, quanto mais ações possuir, maior será o seu porcentual na sociedade, podendo se tornar até mesmo o acionista majoritário caso adquira mais de 50% das ações de uma empresa.

Entretanto, chegar a esse patamar em empresas de capital aberto na Bolsa de Valores requer certamente bilhões, pois cada ação geralmente significa valores minúsculos do capital de algumas empresas listadas. Por exemplo, para ter 0,001% do capital da MRV é necessário comprar R$ 900 mil em ações.

Investir em ações vale a pena em 2022?
Investir em ações vale a pena em 2022? (Foto: Canva Pro)

O que é investir em ações?

Investir em ações significa que você estará comprando uma parcela do capital social de uma companhia.

Com essa parcela do capital, você terá direito a receber valores proporcionais à valorização das ações.

Como o investimento em ações gera resultados financeiros?

Antes de mais nada, não é recomendada a estratégia de comprar cursos para se especializar em day trade e ficar rico do dia para a noite.

Investir em ações é uma jornada de longo prazo e que, com estratégias sólidas, pode surtir efeito.

Os resultados financeiros são gerados recebendo dividendos, que é o lucro que as empresas dividem com os acionistas, de forma proporcional.

Também é possível ter ganho de capital com a valorização da ação no mercado. Em alguns casos, também é necessário que a empresa remunere os acionistas mesmo sem ter tido muito lucro, que é o caso de juros ao capital próprio.

Então, investir em ações vale a pena?

Tudo depende do seu próprio perfil como investidor. Levando em consideração que se trata, acima de tudo, de uma modalidade de investimento em renda variável.

Isto é, o valor investido pode gerar lucro em um mês, assim como também pode gerar prejuízo no mês seguinte, perdendo toda a liquidez conquistada anteriormente.

Por essa razão, é fundamental saber exatamente onde está investindo antes de colocar seu dinheiro na compra de ações de uma empresa simplesmente pelo nome.

De toda forma, o mercado de ações pode ser altamente lucrativo a depender das escolhas e da sua atuação nos meses seguintes à compra da ação.

Contudo, afirmar se vale ou não a pena é uma resposta que somente cada investidor pode ter. Quem prefere investimentos conservadores, em renda fixa, certamente não ficará satisfeito com o mercado de ações. Mas quem gosta de renda variável, comprar ações pode ser o seu negócio.

Descubra INVESTIMENTOS FÁCEIS A PARTIR DE R$50

Deixe um comentário