Call us now:
Você sabia que é possível investir fora do Brasil sem precisar sair do país? Pois essa possibilidade existe, pode ser alcançada sem sequer a necessidade de realizar câmbio para moedas norte-americana ou europeia e de maneira totalmente legalizada. Veja mais aqui no Guia do Ex-Negativado.
Compra e venda de ações no Brasil
Aplicar dinheiro em empresas é uma das formas mais populares de realizar investimentos de renda variável. É a chamada compra de ações.
No Brasil, a B3, Bolsa de Valores, é a responsável por realizar todo e qualquer tipo de transação relacionada à compra e venda de ações de empresas nacionais ou que optaram por abrir capital no Brasil.
Essas transações são comuns e requerem apenas uma conta em corretora de investimento, podendo comprar e vender o número que desejar de ações das empresas que possuem capital aberto no país. Como por exemplo, a Petrobras e bancos nacionais.
Mas, não é só isso.
Na B3, também é possível realizar investimentos em empresas que não possuem capital aberto no Brasil. Porém, em formatos diferentes. É o que explicaremos abaixo.
Investir fora do Brasil: saiba como fazer
Existem várias formas de aplicar dinheiro em ativos estrangeiros sem precisar sair do Brasil e explicaremos as três mais conhecidas aqui. Todas elas podem ser alcançadas através de corretoras de investimentos nacionais.
BDR
Trata-se da sigla para Brazilian Depositary Receipts. Os BDRs são certificados que representam ações emitidas por empresas estrangeiras e que podem ser negociadas no Brasil.
O valor de um BDR é estimado em 1/6 de uma ação ordinária vendida na Bolsa do país onde a empresa abriu capital.
É o caso do Nubank e seu capital aberto na Bolsa de New York. No Brasil, só é possível investir no banco por meio de BDRs.
ETF
É a sigla para Exchange Traded Funds. Nesse caso, os ETFs podem ser considerados como uma modalidade de investimento em renda variável na qual tem como referências os índices da Bolsa de Valores e diversas ações em um só ativo.
Assim, o investidor pode adquirir cotas como se fossem ações de determinadas empresas.
No Brasil, os ETFs voltados para investimentos em ações estrangeiras são dos tipos:
- iShares S&P 500; e
- It Now S&P 500.
Fundos de investimento no exterior
Já essa é uma modalidade na qual a gestora do fundo é quem se responsabiliza pela parte burocrática, sem obrigações com Banco Central ou Imposto de Renda.
São fundos de investimento localizados no exterior, mas nos quais o investidor pode simplesmente comprar cotas através da sua corretora de preferência.
Entretanto, em muitos casos as taxas de administração podem ser altas e isso deve ser levado em consideração.