Call us now:
Quem disse que para fazer investimento é necessário aplicar grandes quantias? Pois é totalmente possível investir no Tesouro Direto mesmo com pouco dinheiro. É o que explicaremos neste post do portal Guia do Ex-Negativado.
Já passou do tempo em que investimentos de renda fixa ou de renda variável eram sinônimos de grandes quantias de dinheiro, pois no cenário atual o mercado se tornou mais democrático, com oportunidades para todos os bolsos.
O que é renda fixa e renda variável?
Quando falamos em renda fixa, significa dizer que o valor investido vai gerar determinado lucro, que é conhecido pelo investidor no momento de realizar a aplicação.
No caso do Tesouro Direto, alvo desse texto, há opções de investimentos prefixados. Nesse caso, a rentabilidade anual já é estimada e não sofrerá mudanças.
Já renda variável, como o próprio nome já indica, diz a respeito de investimentos cuja lucratividade será diferente a cada mês, não havendo definição se as variações serão positivas ou negativas.
Por se tratar de uma modalidade de maior risco, também oferecem maiores rendimentos em caso de sucesso na aplicação.
O que é Tesouro Direto?
Tesouro Direto é uma plataforma de investimentos criada pelo Governo Federal e que está ao alcance de qualquer brasileiro com pelo menos 18 anos.
Por se tratar de uma modalidade oferecida pelo Governo, envolve títulos públicos que são negociados com segurança e sem nenhum risco de perder seu dinheiro.
No Tesouro Direto, é possível investir em títulos como:
- Tesouro Prefixado (renda fixa)
- Tesouro Selic (renda variável)
- Tesouro IPCA (renda variável)
Como investir no Tesouro Direto com pouco dinheiro?
Assim como destacado anteriormente, as opções do Tesouro Direto são democráticas e se encaixam em qualquer bolso.
Por exemplo, o título Tesouro Prefixado 2025, com rendimento anual de 11,64%, requer um investimento mínimo de R$ 31,18.
Já na modalidade Tesouro Selic 2025, no qual a rentabilidade é calculada de acordo com a taxa da Selic, que sofre alteração a cada 45 dias, mais 0,0625% ao ano. O investimento mínimo é de R$ 121,18.
Passo a passo para investir no Tesouro Direto
A primeira recomendação é de que o interessado acesse o site ou aplicativo oficial do Tesouro Direto para conhecer os títulos e fazer a sua própria simulação de acordo com o valor que deseja aplicar.
A partir daí, siga os passos abaixo:
- No endereço com.br/simulador, faça a simulação do investimento que você deseja fazer, no título que for escolhido. A plataforma mostrará quanto você lucrará ao fim do período desejado;
- Após escolher o título da sua preferência, é necessário fazer o seu cadastro no Tesouro Direto, caso ainda não possua, através de uma corretora ou banco cadastrado;
- Escolha a plataforma na qual deseja investir, dando preferência àquela onde você já está cadastrado;
- No passo a seguir, será a hora de transferir o dinheiro que deseja investir para a sua conta na corretora que você escolheu para realizar o investimento no Tesouro;
- Por fim, é possível investir pela própria plataforma da corretora escolhida, pelo site ou até pelo aplicativo do Tesouro Direto.
Melhores bancos e corretoras para investir no Tesouro Direto
Em seu site oficial, o Tesouro Direto mensalmente faz a divulgação de um ranking das melhores instituições financeiras, dentre elas bancos e corretoras, para a negociação dos seus títulos públicos.
As 10 melhores plataformas são as seguintes:
- Ágora Investimentos;
- Banco Alfa;
- Amaril Franklin Corretora de Títulos e Valores;
- Ativa Investimentos;
- Banco ABC Brasil;
- Banco Andbank;
- BTG Pactual;
- Banco Sicoob;
- Banco Daycoval; e
- Modal Mais.