Entenda a diferença entre jornada, escala e horário de trabalho e não se confunda mais

23/12/2022

0
FavoritarFavoritar artigo0

Jornada, escala e horário de trabalho são três importantes aspectos do contrato de trabalho. Saiba a diferença entre elas e significados.

Publicidade

Jornada, escala e horário de trabalho dizem respeito ao tempo de prestação de serviços. Contudo, cada uma dessas expressões corresponde a uma questão diferente.

Embora muitas vezes os termos sejam utilizados como sinônimos, não o são. Cada um especifica uma coisa diferente, ainda que digam respeito ao tempo de trabalho.

Acompanhe o Guia do Ex-Negativado e confira a que cada um destes termos se refere. Assim, entenda de melhor forma seus direitos e as questões que impactam no seu trabalho.

Jornada, escala e horário de trabalho: O que são e como se diferenciam

A jornada se refere à especificação de número de horas trabalhadas. Já a escala condiz à distribuição das horas no mês, enquanto o horário define o início e o final da prestação de serviços diariamente.

Jornada de trabalho

A jornada de trabalho condiz ao número de horas de trabalho diário e semanal. Segundo a lei, o número máximo de horas de trabalho condiz a 8 diárias e 44 semanais.

Porém, existem diferentes tipos de jornadas. Por exemplo, de 6 horas diárias e 36 semanais.

A jornada sempre estará determinada no contrato de trabalho. Ela é importante para a identificação de horas extras, por exemplo. Elas existirão sempre que ela for ultrapassada.

Escala de trabalho

Se a jornada de trabalho define o número de horas semanais de trabalho, a escala se refere à distribuição dessas horas ao longo da semana.

Assim, determinará em que dias há a prestação de serviços. Igualmente, quais são os dias reservados ao descanso. Por exemplo, uma jornada de 44 horas semanais pode ter trabalho de 8 horas de segunda a sexta-feira e de 4 horas aos sábados.

Também, pode ter um acordo de compensação, de modo que as 4 horas que seriam trabalhadas os sábados sejam antecipadas. A jornada diária, de segunda a sexta, seria de 8h48min.

Horário de trabalho

Por fim, temos o horário de trabalho. Se a jornada define o número de horas de trabalho e a escala se refere à distribuição das horas na semana, o horário de trabalho define o início e o final da jornada.

Por exemplo, considere novamente alguém que presta 8 horas de trabalho diário. Neste caso, o trabalhador tem direito a 1 hora de intervalo. Seu horário, então, poderia ser das 8h às 17h, ou das 9h às 18h, já considerando o período de descanso.

Entre para o grupo VIP do Guia do Ex-Negativado e receba dicas para melhorar sua relação com o dinheiro. Tenha ainda novidades, promoções e muito mais! 

Clique aqui e acesse gratuitamente o nosso grupo VIP no Whatsapp!

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça