Licença nojo servidor público: saiba quando se aplica e como funciona a contagem

08/05/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Confira o que significa e como funciona a licença nojo do servidor público. Desse modo, saiba a duração do afastamento e como é a contagem.

Publicidade

A licença nojo do servidor público é um direito resguardado ao trabalhador de se afastar do trabalho, temporariamente, sem prejuízo ao salário. Ela também se estende para os trabalhadores da iniciativa privada, embora seu formato e regras possam variar.

Saiba, no Guia do Ex-Negativado, quando é possível obter essa licença e de quais situações ela decorre. Também, conheça sua duração e regras para gozar dela.

O que é licença nojo do servidor público?

A licença nojo diz respeito ao afastamento do trabalhador das suas atividades de trabalho em razão do falecimento de familiares. Desse modo, é concedido a ele um período para que possa participar das homenagens e despedidas do falecido, assim como para lidar com seus sentimentos neste momento tão delicado.

Qual é a duração da licença nojo do servidor público?

De acordo com a lei 8.112/1990, o afastamento do servidor sem prejuízo à remuneração mensal pode ocorrer por 8 dias. Contudo, apenas se aplica em caso de falecimento de alguns familiares, e não de qualquer pessoa da família.

Dentre os familiares que permitem ao servidor público a licença nojo estão: cônjuge (ou companheiro), pais, padrastos e madrastas, filhos, enteados e irmãos. Assim, no falecimento de qualquer um deles o trabalhador pode se afastar por 8 dias consecutivos.

Veja o que diz a lei:

Art. 97. Sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar-se do serviço:

III – por 8 (oito) dias consecutivos em razão de:

b) falecimento do cônjuge, companheiro, pais, madrasta ou padrasto, filhos, enteados, menor sob guarda ou tutela e irmãos.

Como é a contagem da licença nojo?

Geralmente a contagem da licença inicia no dia seguinte ao falecimento do familiar, especialmente se na data da morte o servidor tenha comparecido ao trabalho.

Desse modo, a contagem inicia no dia seguinte ao falecimento, independentemente se dia útil ou não. Uma vez que a norma prevê que a licença nojo do servidor público é contada em dias consecutivos, ela também não é suspensa em razão de feriado ou final de semana.

Por exemplo, considere o falecimento de um familiar no dia 08 de maio. Neste caso, a contagem da licença inicia no dia 09 de maio e se estende até o dia 16 do mesmo mês.

Leia também: Vale alimentação para servidores federais: aumento entra em vigor em 1° de maio

Conheça outros direitos do servidor público e dos trabalhadores da iniciativa privada no Brasil. Assim, garanta o cumprimento deles. Para isso, baixe e confira o App do Guia.

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa