Lula corta 13º do Bolsa Família? Entenda o que há de verdade nisso e a justificativa do governo

06/03/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

É verdade a afirmação de que Lula corta o 13º do Bolsa Família? Entenda o assunto em detalhes aqui no Guia do Ex-Negativado.

Publicidade

Lula vai cortar o 13º do Bolsa Família? O maior programa social do país volta a se chamar Bolsa Família nesse mês de março, com algumas mudanças que já foram apresentadas pelo governo federal. Mas é verdade a afirmação de que Lula corta o 13º do Bolsa Família? Entenda o assunto em detalhes aqui no Guia do Ex-Negativado.

Chamado de Auxílio Brasil entre outubro de 2021 até fevereiro de 2023, o benefício social volta à nomenclatura antiga por promessa de campanha do presidente Lula (PT), após o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ter realizado alterações no programa em sua gestão.

Uma delas foi o repasse de um benefício de 13º do Bolsa Família, que ocorreu em 2019.

13º do Bolsa Família era pago todos os anos?

Como destacado anteriormente, o pagamento extra do Bolsa Família aconteceu apenas no ano de 2019, como forma de cumprimento de uma promessa assumida por Bolsonaro durante a campanha eleitoral de 2018.

Em 2020, não havia pagamento do Bolsa Família em razão da pandemia – na ocasião, era o Auxílio Emergencial que vinha sendo pago à população com valores de R$ 600 e R$ 1.200 para mães solteiras.

Entre 2021 e 2022, no entanto, o pagamento do abono extra do programa social já chamado de Auxílio Brasil não foi pago.

Lula corta 13º do Bolsa Família?

O tema foi abordado pela secretária de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único, Letícia Bartholo, durante entrevista coletiva para apresentação do novo Bolsa Família.

Segundo ela, não há corte, pois o benefício de 13º do Bolsa Família não foi pago nos últimos três anos.

A justificativa do governo Lula para não retomar o pagamento extra do programa em dezembro é que a proposta do Bolsa Família não se adequa a ser pago como 13º.

“O programa, agora, tem um pagamento per capita muito superior ao que antes existia, ao Bolsa Família original e muito mais adequado e justo do que o que existia no Auxílio Brasil. Então, obviamente, não há previsão de pagamento de 13º porque o desenho proposto se adequa melhor às necessidades da população e ao desenho da proteção social não contributiva como complemento à renda do trabalho”.

App para ajudar nas finanças pessoais e te ajudar a encontrar renda extra

O App do Guia é a solução perfeita para quem busca manter o controle financeiro, conhecer as melhores oportunidades de investimento e estar atualizado com as notícias e tendências do mercado.

Com ele, você pode gerenciar seus gastos de forma eficiente, tomar decisões financeiras e estar preparado para o futuro.

Clique aqui e acesse gratuitamente o nosso App do Guia!

Avatar de Victor Freitas

Jornalista com especialização em “técnicas de SEO”, pela Universidade Rock Content; também com cursos concluídos na área de economia e finanças na FGV, como os seguintes: “Como fazer Investimentos 1 e 2”, “Como gastar conscientemente” e “Como organizar o orçamento familiar”. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Contato profissional: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça