Lula ficou com 559 presentes e precisou devolver centenas por ordem do TCU (Dilma também)

13/03/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Lula ficou com 559 presentes e precisou devolver centenas por ordem do TCU. Entenda o caso em meio à polêmica das joias de Bolsonaro.

Publicidade

Presentes de Lula – Tem sido motivo de grande questionamento as joias recebidas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que tentaram incorporar ao acervo pessoal. A partir daí, os presentes de Lula, recebidos nos primeiros mandatos, também vêm à tona. Confira o caso aqui no Guia do Ex-Negativado.

A suposta “confusão” dos presidentes sobre quais itens são pessoais ou públicos já acontecem há alguns anos, por parte também de presidentes anteriores.

Presentes milionários para o governo Bolsonaro geram polêmica

O presente enviado pelo governo da Arábia Saudita à presidência da República, em 2021, que mais chamou a atenção foi estojo com joias para Michelle Bolsonaro, cujo valor chegaria a R$ 16,5 milhões.

O conjunto de joias valiosas confiscado pela Receita Federal após uma tentativa de entrada ilegal no país, além de outras ações para tentar retira-lo sem cumprir os devidos ritos.

Além disso, o governo árabe também enviou um estojo com acessórios para o então presidente Jair Bolsonaro, este que passou pela alfândega e hoje consta no acervo pessoal.

O caso tem sido apurado pelo Tribunal de Contas da União e pelo Ministério Público, que inclusive já pediu que o TCU ordene a devolução das joias para o acervo público da União.

Esse, no entanto, é apenas um dos presentes de Bolsonaro, enviados por chefes de Estado, que repercutiram na mídia, justamente pelo alto valor das peças.

Presentes de Lula: acervo pessoal do presidente inicialmente ficou com quase todos

Em seus dois primeiros mandatos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também recebeu inúmeros presentes de visitas oficiais de chefes de Estado ou a outros países.

Em consulta do TCU em 2016, o acervo era composto por 568 presentes, que no total geram um montante de 9.037 itens, entregues à presidência da República nos oito anos de mandato de Lula de 2003 a 2010.

Dentre os presentes analisados, 559 deles constam no acervo pessoal de Lula, mantido. Ou seja, somente nove presentes ficaram para a União.

Os dados são do Gabinete Pessoal da Presidência de 2016 cedidos para o relatório do TCU (Tribunal de Contas da União) e aprovado no plenário da Corte em 31 de agosto de 2016, como pública o portal Poder 360.

Lula e Dilma precisaram devolver centenas de presentes por determinação do TCU

Em um acórdão de 6 de fevereiro de 2019, o TCU informa que a Secretaria de Administração da Presidência da República havia criado uma comissão para cumprir determinações de 2016, que obrigavam a devolução de grande parte dos itens incorporados por Lula e Dilma em seus acervos.

O documento afirma que Lula deveria ter devolvido 434 presentes dos 568 que recebeu em seus mandatos.

O presidente devolveu 360 ao acervo público.

Já Dilma devolveu 111 dos 144 presentes recebidos – restando seis que não foram devolvidos.

Presentes de Lula: itens valiosos estavam guardados no acervo pessoal

lula presentes
Foto: Divulgação / TCU

 

O tema também foi alvo de apurações durante a Lava Jato, pelo então juiz Sérgio Moro. Emerson Granero, dono da transportadora Granero, que mantinha o acervo de Lula guardado em contêineres, falou em tribunal.

O acervo continha objetos comuns, como camisetas do presidente e da então primeira-dama Marisa Letícia, além de itens valiosos como espada de ouro vermelho com pedras de rubi, esmeralda e brilhantes, dadas por governantes árabes, e um conjunto de taças de prata da rainha Elizabeth, da Inglaterra.

Havia até um fuzil de fabricação norte-coreana. As informações são do Portal 360.

App para ajudar organizar as finanças pessoais

O App do Guia é a solução perfeita para quem busca manter o controle financeiro, conhecer as melhores oportunidades de investimento e estar atualizado com as notícias e tendências do mercado.

Com ele, você pode gerenciar seus gastos de forma eficiente, tomar decisões financeiras e estar preparado para o futuro.

Clique aqui e acesse gratuitamente o nosso App do Guia!

Avatar de Victor Freitas

Jornalista com especialização em “técnicas de SEO”, pela Universidade Rock Content; também com cursos concluídos na área de economia e finanças na FGV, como os seguintes: “Como fazer Investimentos 1 e 2”, “Como gastar conscientemente” e “Como organizar o orçamento familiar”. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Contato profissional: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça