Call us now:
Lula vai cortar o Bolsa Família 2023? – A dúvida sobre o corte do programa social por parte do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vem se tornando frequente na Internet.
A constante busca pelo tema ocorre desde a mudança de nomenclatura no programa social pago pelo governo Federal, que antes era Auxílio Brasil e passou a se chamar novamente Bolsa Família no mês de março.
Da mesma forma, notícias destorcidas ou fake news também surgiram nesse meio.
Neste texto, o Guia do Ex-Negativado explica, com posicionamento oficial do governo, o que há de verdade no corte feito no Bolsa Família e como poderia te afetar.
Lula vai cortar o Bolsa Família em 2023?
Primeiramente, já afirmamos que não existe nenhum tipo de corte no programa como um todo. Tanto é que já existem R$ 175 bilhões garantidos para pagar beneficiários somente em 2023.
A procura por informações a respeito do assunto aumentou após o anúncio oficial de um corte em um número de cadastros que, de fato, aconteceu no início de março.
Na época, foram bloqueados cerca de 1,5 milhão de cadastros por terem sido considerados como irregulares por parte do novo governo.
E é verdade que não vai parar por aí. Em fevereiro, o próprio ministro Wellington Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social, fez uma afirmação de que existem ainda outros 3,5 milhões de cadastros irregulares que estão sendo analisados de perto.
“Já agora, em março, vamos tirar mais de 1,5 milhão de famílias dessas cerca de 5 milhões em que estamos focados. Temos segurança de que essas não preenchem os requisitos”.
Portanto, o que há informação publicada pelo governo federal é de que vai haver corte do Bolsa Família em cadastros que são considerados como fora dos critérios estabelecidos
Como saber se o bloqueio do Bolsa Família pode me afetar?
De acordo com o ministro, Lula só vai cortar cadastros irregulares no Bolsa Família em 2023.
Sendo assim, para estar fora desse bloqueio do Bolsa Família é necessário estar cumprindo todos os critérios do programa, que são esses:
- Ter inscrição no CadÚnico constando renda familiar comprovada de até R$ 218 por pessoa;
- Dados atualizados no CadÚnico;
- Matrícula e frequência escolar para crianças e adolescentes inscritos no cadastro familiar;
- Pré-Natal com exames em dia para gestantes;
- Caderno de vacinação em dia, respeitando o Programa Nacional de Imunizações;
- Acompanhamento do estado nutricional de crianças até completar sete anos.
Estando dentro desses requisitos, é certo que não haverá problemas com bloqueio do Bolsa Família. Caso ainda assim seja bloqueado, poderá pedir uma nova análise no CRAS.
Além disso, existem a “Regra de Proteção” para famílias que tiverem um aumento na renda até o limite de meio salário mínimo por pessoa. Nesse caso, continuarão recebendo 50% do Bolsa Família por mais dois anos.
Por fim, a regra do “Retorno Garantido” dá prioridade para quem precisa voltar a receber em caso de perda de renda.
App grátis te ajuda a ficar por dentro dos seus direitos e benefícios
É fundamental acompanhar seus direitos para garantir sua segurança e ficar por dentro dos benefícios oferecidos. E para ajudar você nessa missão, temos uma novidade incrível: o App do Guia!
Com ele, você terá acesso diário e gratuito a dicas e notícias importantes sobre seus direitos e benefícios, além de conhecer possibilidades de renda extra. Tudo na palma da sua mão!
Acesse diariamente o App do Guia e fique sempre em dia com seus direitos e benefícios!