Lula vai perdoar empréstimo consignado? Não precisa pagar mais? Saiba o que existe hoje

06/01/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Surgiu a informação no começo de janeiro de que Lula (PT) vai perdoar dívidas do empréstimo consignado do Auxílio Brasil.

Publicidade

Surgiu a informação no começo de janeiro de que Lula (PT) vai perdoar dívidas do empréstimo consignado do Auxílio Brasil. Será que é verdade? O Guia do Ex-Negativado mostra o que existe neste momento.

O que é o empréstimo consignado do Auxílio Brasil?

Empréstimo consignado é uma modalidade de crédito que foi desenvolvida pela gestão do ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL), aprovada em junho do ano passado e que começou a liberar valores nos meses seguintes.

A medida permitia contratar empréstimo consignado com parcelas que são pagas através do benefício mensal recebido no programa Auxílio Brasil, podendo comprometer até 40% do valor recebido todos os meses.

É verdade que Lula vai perdoar dívidas do empréstimo consignado?

Ainda não há nada confirmado sobre esse assunto, mas a possibilidade existe, sim, e está sendo estudada pela equipe do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ao jornal O Estado de S. Paulo, o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, confirmou que há uma proposta sendo debatida internamente.

“Tem uma proposta de anistia para os endividados. Certamente, esses são endividados”.

A negociação sobre como proceder com essa proposta é debatida em conjunto pelo próprio ministério, junto com a Caixa Econômica Federal, a Controladoria Geral da União (CGU), a Advocacia-Geral da União (AGU) e o Ministério da Fazenda.

Governo Lula é contra o empréstimo consignado vinculado a benefícios sociais

Em dezembro, um relatório emitido pela equipe técnica do Desenvolvimento Social da transição havia afirmava que os beneficiários que pegaram empréstimo consignado tinham sua renda familiar comprometida pela dívida contraída.

“As pessoas que tomam o crédito consignado terão a sua renda familiar comprometida, quer permaneçam no programa de transferência de renda, quer não, mesmo que saiam por medida de redesenho, averiguação ou impossibilidade de atualização de informações. Trata-se de uma desproteção social futura, com transferência de valores substanciais da renda dessas famílias para o sistema financeiro”.

Avatar de Victor Freitas

Jornalista com especialização em “técnicas de SEO”, pela Universidade Rock Content; também com cursos concluídos na área de economia e finanças na FGV, como os seguintes: “Como fazer Investimentos 1 e 2”, “Como gastar conscientemente” e “Como organizar o orçamento familiar”. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Contato profissional: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça