,

Mudança no transporte público do Brasil: vem aí o “SUS” do transporte coletivo? Entenda

24/04/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

O projeto de lei do marco legal do transporte público coletivo tem previsão de ser enviado ao Congresso em Setembro. Conheça as propostas.

Publicidade

O transporte público no Brasil é alvo de reclamação da população em diversas cidades do país, sobretudo nas principais capitais. É nesse contexto que surge o novo marco legal do transporte público coletivo.

Atualmente, o transporte público é uma atribuição dos municípios e, nas capitais, do próprio Estado também. Com o marco legal do transporte público coletivo, as atribuições passariam a ser dos três entes federativos: municípios, estados e união.

Essa responsabilidade “tripartite” é semelhante ao que ocorre no SUS, razão pela qual o novo marco legal tem ganhado o título de “SUS do transporte”.

Mudanças no sistema de transporte

Outra mudança que está incluída nas propostas do marco legal é que cada ente pode criar taxas ou tarifas para custear o sistema de transporte público, já que atualmente não há uma regra definida.

Um bilhete único também está sendo planejado, para que haja uma integração entre todos os meios de transporte do país.

A legislação também vai buscar mudar o atual sistema de tarifas, onde comumente só o usuário do transporte público custeia o sistema. Assim, as empresas e subsídios também passariam a ocorrer, separando-os da tarifa pública.

No quesito qualidade, é algo que tende a melhorar. Isto porque, uma das propostas do “SUS” do transporte público é a adoção de critérios de qualidades, a nível nacional, a serem estabelecidos pela União, que também fiscalizará esses quesitos de qualidade.

Projeto não está fechado

O projeto do marco legal do transporte público ainda não tem nada concretizado ou definido, estando em fase de discussão. Assim, quando for elaborado, será encaminhado para o Congresso Nacional para que seja dado andamento.

De novembro a fevereiro deste ano foi realizada uma consulta pública sobre o projeto de lei, com 870 contribuições vindas de 29 cidades dos Estados brasileiros. O envio está previsto para setembro deste ano, após a consolidação do projeto que deve ocorrer em agosto.

Ah, e antes de terminar, se você deseja um local gratuito e seguro para anotar seus gastos e organizar suas finanças pessoais, o App do Guia é a solução. Baixe o app e tenha em suas mãos a possibilidade controlar seu dinheiro com inteligência. 

E tem mais, nele você encontra dicas de renda extra, tudo sobre direitos e benefícios e muito mais! É só clicar aqui e baixar grátis!  

Avatar de Rachel Koerich

Criadora de conteúdo em textos para campanhas de marketing digital das empresas, no que inclui serviços como: elaboração de artigos otimizados em SEO para fins de melhora no posicionamento orgânico no Google. Revisões, e-mail marketing, criação de ebooks, material didático e institucional, press releases, catálogos, módulos, house organs, entre outros. Estudo e aperfeiçoamento de escrita no padrão UX.

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça