,

MED Pix: saiba como pedir devolução de um Pix em caso de golpe ou falhas

12/09/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

MED Pix: saiba como pedir devolução de um Pix em caso de golpe ou falhas do Banco Central ou da própria conta bancária.

Publicidade

MED Pix – Quando falamos em transferências via Pix, uma das dúvidas que costumam ficar no ar é sobre como pedir devolução em caso de uma transação feita por engano e, principalmente, por ter sofrido um golpe.

Pix é o método de transferências desenvolvido pelo Banco Central do Brasil, que é o único responsável por sua criação e por gerencia-lo.

Sendo assim, é o próprio BCB quem define todas as regras sobre limites, horários e a forma de reaver o dinheiro em caso de alguma transação que tenha gerado prejuízos financeiros. O Guia do Ex-Negativado explica os detalhes sobre essa possibilidade.

O que é MED Pix e como funciona?

A sigla MED significa Mecanismo Especial de Devolução, que se trata de uma funcionalidade exclusiva do sistema de pagamento Pix.

Essa função foi criada para facilitar a devolução de dinheiro em casos de fraudes e golpes relacionadas ao sistema de pagamento instantâneo, aumentando as possibilidades de a vítima reaver o valor que foi perdido.

Caso você seja vítima de fraude, golpe ou crime, é necessário registrar o pedido de devolução na sua instituição financeira em até 80 dias após a data em que o Pix foi realizado.

A solicitação passará por uma análise minuciosa do banco pelo qual a transferência foi feita, para entender o percurso da transação e identificar com o golpe ocorreu. A partir disso, responderá sobre a devolução ou não da quantia solicitada pelo consumidor.

Como pedir devolução através do sistema MED Pix?

O processo para solicitar uma devolução de Pix funciona da seguinte forma:

  • O consumidor, primeiramente, faz a reclamação na sua instituição financeira, informando o ocorrido;
  • A instituição avalia o caso e, se determinar que se enquadra no MED, os recursos do recebedor do Pix são bloqueados na conta de quem recebeu a quantia.

O caso é analisado em até sete dias. Se a instituição financeira concluir que não houve fraude, os recursos do recebedor são desbloqueados.

Por outro lado, se for comprovada a fraude, você receberá o dinheiro de volta em até 96 horas, de forma integral ou parcial, dependendo do caso.

MED Pix funciona para outras situações além de golpes e fraudes

Além de casos de fraude, o MED também pode ser utilizado quando ocorrer falha operacional no ambiente Pix da sua instituição financeira, como uma transação duplicada.

Nesse cenário, a instituição avalia a ocorrência da falha e, se confirmada, o dinheiro é devolvido em até 24 horas.

Ou seja, quando há uma instabilidade no sistema do Pix ou do próprio banco, o usuário terá o direito de solicitar a devolução do valor perdido – ou que supostamente tenha sumido –, via MED Pix.

Leia também: 

Avatar de Victor Freitas

Jornalista com especialização em “técnicas de SEO”, pela Universidade Rock Content; também com cursos concluídos na área de economia e finanças na FGV, como os seguintes: “Como fazer Investimentos 1 e 2”, “Como gastar conscientemente” e “Como organizar o orçamento familiar”. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Contato profissional: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça