MED Pix – Quando falamos em transferências via Pix, uma das dúvidas que costumam ficar no ar é sobre como pedir devolução em caso de uma transação feita por engano e, principalmente, por ter sofrido um golpe.
Pix é o método de transferências desenvolvido pelo Banco Central do Brasil, que é o único responsável por sua criação e por gerencia-lo.
Sendo assim, é o próprio BCB quem define todas as regras sobre limites, horários e a forma de reaver o dinheiro em caso de alguma transação que tenha gerado prejuízos financeiros. O Guia do Ex-Negativado explica os detalhes sobre essa possibilidade.
O que é MED Pix e como funciona?
A sigla MED significa Mecanismo Especial de Devolução, que se trata de uma funcionalidade exclusiva do sistema de pagamento Pix.
Essa função foi criada para facilitar a devolução de dinheiro em casos de fraudes e golpes relacionadas ao sistema de pagamento instantâneo, aumentando as possibilidades de a vítima reaver o valor que foi perdido.
Caso você seja vítima de fraude, golpe ou crime, é necessário registrar o pedido de devolução na sua instituição financeira em até 80 dias após a data em que o Pix foi realizado.
A solicitação passará por uma análise minuciosa do banco pelo qual a transferência foi feita, para entender o percurso da transação e identificar com o golpe ocorreu. A partir disso, responderá sobre a devolução ou não da quantia solicitada pelo consumidor.
Como pedir devolução através do sistema MED Pix?
O processo para solicitar uma devolução de Pix funciona da seguinte forma:
- O consumidor, primeiramente, faz a reclamação na sua instituição financeira, informando o ocorrido;
- A instituição avalia o caso e, se determinar que se enquadra no MED, os recursos do recebedor do Pix são bloqueados na conta de quem recebeu a quantia.
O caso é analisado em até sete dias. Se a instituição financeira concluir que não houve fraude, os recursos do recebedor são desbloqueados.
Por outro lado, se for comprovada a fraude, você receberá o dinheiro de volta em até 96 horas, de forma integral ou parcial, dependendo do caso.
MED Pix funciona para outras situações além de golpes e fraudes
Além de casos de fraude, o MED também pode ser utilizado quando ocorrer falha operacional no ambiente Pix da sua instituição financeira, como uma transação duplicada.
Nesse cenário, a instituição avalia a ocorrência da falha e, se confirmada, o dinheiro é devolvido em até 24 horas.
Ou seja, quando há uma instabilidade no sistema do Pix ou do próprio banco, o usuário terá o direito de solicitar a devolução do valor perdido – ou que supostamente tenha sumido –, via MED Pix.
Leia também:
- Saiba fazer a denúncia do Pix falso do Banco Central e também se proteger do golpe
- Pix offline 2023? Banco Central promete novidades (transporte, pedágio e mais)
- Ganhar Pix no Nubank: veja aplicativos que pagam de verdade (e não caia em enrolações)
- Recebi um Pix desconhecido, o que fazer? Essa é a forma de lidar com a situação