,

Pix offline 2023? Banco Central promete novidades (transporte, pedágio e mais)

04/09/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

O Banco Central anuncia expansão do PIX para simplificar pagamentos em setores como pedágios, estacionamentos e transporte público.

Publicidade

Pix offline – O Banco Central do Brasil comunicou ontem (4) em seu Relatório de Gestão, que ações estão sendo desenvolvidas para expansão do PIX, seu sistema de pagamentos instantâneos.

A medida visa ampliar a funcionalidade da forma de pagamento, tornando-a mais versátil para facilitar transações em diferentes setores, além de criar alternativas ao cartão de crédito em um cenário de mudanças no sistema financeiro.

Pix offline e a inclusão em diversos setores

Uma das possibilidades nesse contexto é a inclusão do Pix em setores como pedágios, estacionamentos e transporte público.

Com isso, brasileiros poderiam efetuar pagamentos de forma instantânea e conveniente em suas atividades diárias, eliminando, portanto, a necessidade de dinheiro em espécie ou cartões tradicionais.

Para o futuro, a autarquia mencionou a possibilidade de empregar tecnologia que viabilize o pagamento via Pix, mesmo quando a pessoa não possuir conexão à internet. Seria a viabilização do Pix offline.

Isso simplificaria, por exemplo, as próprias transações mencionadas antes (em pedágios de estradas e no sistema de transporte público).

Além disso, o Banco Central planeja estender o uso do Pix a operações internacionais.

Isso inclui a possibilidade de utilização do Pix para remessas, pagamentos entre empresas e compras no exterior, simplificando ainda mais as transações financeiras em nível global.

Modalidade vai tomar espaço do cartão de crédito?

O presidente do BC, Roberto Campos Neto, indicou que a modalidade de pagamento pode tornar-se uma alternativa ao tradicional cartão de crédito, principalmente em um cenário de reformas no sistema de crédito.

Entre essas reformas estão o fim do rotativo do cartão e a redução das taxas de juros para parcelamento de saldos devedores.

Tais coisas tornariam o Pix uma opção atraente e econômica para os consumidores.

Parcelamento e concessão de crédito com Pix

Campos Neto também destacou que o BC está considerando estabelecer regras que permitam pagamentos parcelados com o Pix.

A ação reduziria consideravelmente o risco de inadimplência para os recebedores, ao mesmo tempo que ofereceria mais flexibilidade aos pagadores.

O relatório de gestão ainda revela, que o setor financeiro já está trabalhando em soluções que vinculem a concessão de crédito pessoal ao Pix.

Além disso, permitir que os pagamentos realizados pela modalidade sejam integrados à fatura do cartão de crédito.

O Banco Central, segundo informa, monitora de perto essas soluções e, eventualmente, pode criar um produto único ou estabelecer regras mínimas para que as instituições financeiras sigam, promovendo ainda mais a expansão do Pix e a modernização do sistema financeiro brasileiro.

Leia mais:

Avatar de Júlia Almeida

Redatora profissional e especialista em marketing digital. Estou no mercado de conteúdos digitais há mais de 3 anos e possuo vários textos em sites renomados.

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa