Mercado de publicidade digital no Brasil bate recorde e atinge R$ 32,4 bilhões em investimento

O mercado de publicidade digital no Brasil continua a crescer, registrando um investimento total de R$ 32,4 bilhões em 2022, representando um aumento de 7% em relação ao ano anterior.

Segundo o relatório Digital AdSpend 2022, que é atualizado duas vezes ao ano em parceria com a Kantar Ibope Media, os setores de comércio, serviços e financeiro foram os que mais investiram em publicidade digital, respondendo por mais da metade do investimento total.

Outros resultados

O estudo também apontou que as agências foram responsáveis por 67% do investimento em publicidade digital no ano passado, enquanto 33% foram transacionados de forma direta.

O investimento das agências cresceu 12%, enquanto o investimento direto aumentou apenas 1%. O relatório também destacou os setores que mais cresceram em 2022.

Setor de higiene e beleza apresentou um aumento significativo de 85% em relação ao ano anterior, impulsionado pelas categorias de cuidado capilar, desodorantes, perfumarias e campanhas com múltiplas categorias de produtos.

Já os setores de vestuário, eletrônicos e automotivo registraram um aumento no número de empresas anunciantes em publicidade digital, com crescimentos de 22%, 25% e 27%, respectivamente.

Vestuário e eletrônicos também foram os setores que concentraram a maioria do seu orçamento em publicidade digital, com mais de 70% do investimento total destinado a canais e formatos online.

Mercado publicitário segue em alta

Embora o último trimestre de 2022 tenha apresentado uma retração de 5% em relação ao período homólogo, o CEO do Interactive Advertising Bureau (IAB) Brasil, Cris Camargo, destacou que ainda foi o maior em volume de investimentos, como acontece todos os anos.

Camargo também ressaltou que a sobreposição de eventos como as eleições e um cenário econômico global desafiador impactou as expectativas para este período.

De forma geral, o mercado de publicidade digital no Brasil, mostra o relatório que continua sendo uma ferramenta importante para as empresas alcançarem seus públicos de maneira eficiente e eficaz.

Com o investimento em publicidade digital crescendo a cada ano, é fundamental que as empresas estejam presentes nesse meio para se manterem competitivas no mercado.

Não perca mais tempo e fique por dentro das principais notícias e tendências do mundo financeiro! Conheça o Guia do Ex Negativado!

Deixe um comentário