Minha Casa Minha Vida 2023 deve retornar em fevereiro com novidades; saiba mais

29/01/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

O governo pretende divulgar, em breve, a retomada do programa Minha Casa Minha Vida em 2023! Veja o que já sabemos sobre o seu retorno.

Publicidade

A retomada do Minha Casa Minha Vida em 2023 corresponde a uma das expectativas sobre o novo governo de Lula. Afinal, ela fazia parte das promessas de campanha do petista.

Embora até o momento não tenha ocorrido divulgação da proposta para a volta do programa habitacional, isso deverá ocorrer em breve. Portanto, as novidades estão próximas.

Veja, no Guia do Ex-Negativado, o que se sabe até o momento sobre as mudanças no programa habitacional e o que esperar da sua volta.

Quando será anunciado o novo Minha Casa Minha Vida 2023?

A expectativa é que o projeto para a volta do programa seja concluído até o dia 15 de fevereiro, quando será apresentado ao presidente Lula, que poderá indicar alterações.

A intenção é que após a conclusão do projeto ele seja apresentado aos congressistas no formato de uma medida provisória. Com isso, pode entrar imediatamente em vigor e, caso tenha aprovação pelo Congresso e Senado, passa a ser definitiva e tem conversão para lei.

Minha Casa Minha Vida x Casa Verde e Amarela

Uma das mudanças sobre o programa se refere à retomada do nome “Minha Casa Minha Vida”, que foi substituído, durante o governo Bolsonaro, por “Casa Verde e Amarela”.

A mudança durante o governo de Bolsonaro tinha como intenção criar uma marca social para ele. Entretanto, especialistas apontam que o programa habitacional não decolou à época. Na verdade, perdeu recursos ano a ano.

A retomada do nome Minha Casa Minha Vida em 2023, então, propõe ressaltar a relação entre o programa habitacional e os governos petistas, onde nasceu. Além disso, ilustrar a volta de investimentos na moradia popular.

O que esperar do novo Minha Casa Minha Vida?

Confira o que já se sabe sobre o programa habitacional e o seu retorno.

Orçamento de R$ 10 bilhões

Existe, no Orçamento de 2023, a reserva de R$ 10 bilhões para o programa. Este valor, conforme a secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior, é suficiente para retomar o Minha Casa Minha Vida em 2023.

Retomada de subsídios às famílias da faixa 1

Uma das mudanças que o programa habitacional sofreu durante o governo Bolsonaro diz respeito ao fim do subsídio que se voltava às famílias mais pobres, que ocupavam a faixa 1.

Antes, o subsídio poderia ser de até 90% do valor do imóvel. Todavia, não houve divulgação de qual será a porcentagem para ele no Minha Casa Minha Vida 2023.

Subsídios rurais

O governo também manifestou a intenção de voltar o programa aos imóveis rurais. Embora a zona rural esteja inclusa no Minha Casa Minha Vida, há a pretensão de que se apliquem melhores subsídios para o setor.

Criação de varandas nas casas do Minha Casa Minha Vida 2023

Por fim, outra das novidades que o programa habitacional trará em 2023 e que já tiveram divulgação é a inclusão de varandas nos projetos dos imóveis. Esta seria uma exigência do próprio presidente Lula.

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça